quarta-feira, 20 de junho de 2012

MODERNA 2 - 21/05

MODERNA 2 - 21/05

COSTUMES EM COMUM (tHOMPSON)

1 - Como se caracteriza a percepção do tempo dominante no mundo pre industrial em que o descaso pelo tempo do relogio é a regra? A relação com o tempo das sociedades pre industriais era natural e medido atraves das observações do cotidiano, um tempo cultura.. O tempo do relogio é artificial e é o tempo da sociedade industrial pois traz consigo uma necessidade de controle sobre o tempo. O tempo não existe em si mesmo e sim como o homem vê esse tempo. Com o relogio o tempo se torna unico e universal.

2 - como se definem os padroes de trabalho dos artesãos antes da introdução das industrias e da mecanização da produção? o tempo dos artesãos era um tempo natural, dependente do mundo da natureza. Já a industria é um tempo artificial, porque cada trabalhador é uma peça deste sistema medido pelo tempo do relogio. Esta transição do mundo pre industrial para o industrial foi um choque cultural devido ao enraizamento de antigos habitos do trabalho e pela artificialização do tempo.

3 - quais as formas assumidas pelas investidas contra os antigos habitos de trabalho do povo da inglaterra do seculo XVIII?  no inicio da revolução industrial existe a preocupação de doutrinar os trabalhadores as novas formas e habitos de trabalho. Era um moralismo ligado a disciplina. Começaram a ver o tempo antes da revolução industrial como ocioso e agora o tempo aliado ao trabalho é algo que enobrece. Isto é diferente da era medieval onde o ocio era valorizado e o trabalho considerado vergonhoso.

4 - quais as consequencias sobre a classe trabalhadora da imposição da nova disciplina de tempo no interior das fabricas? a disciplina faz parte do trabalho da fabrica. Nas primeiras fabricas existia o guarda do relogio pois era proibido que qualquer trabalhador levasse o seu proprio relogio. Isso se deve a um controle rigido do tempo.Hoje nascemos na cultura do relogio e isto já é natural dentro de nós.  Na época industrial muitas cidades construiram enormes relogios para estes serem referencia e costume de tempo.O relogio acaba sendo o simbolo com a nossa relação com o tempo.Em suma é um novo homem criado a partir desta nova relação com o trabalho. No inicio da revolução o trabalho era de 14 horas diarias. Isso já moralizava, ao ponto de ao redor das fabricas só existem casas, afinal, o cansaço não permitia a ida a parques e a outros lugares. Só o domingo era de folga devigo a religião.O trabalho só se torna mais maleavel depois de 1 seculo, quando a mentalidade de empresarios é voltada para fazer dos trabalhadores seus consumidores e desta forma precisavam ter lazer para haver consumo. é uma renovação no interior do capitalismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário