quinta-feira, 21 de junho de 2012

MODERNA 2 - 11/06

MODERNA 2 - 11/06

A REVOLUÇÃO FRANCESA - 1789/1815

CRONOLOGIA BASICA
maio/1789 - abertura dos estados gerais
julho/1789 - assembleia constituinte
outubro/1791 - assembleia legislativa
setembro/1792 - republica - convenção nacional
1793/1794 - republica jacobina
1794/1799 - diretorio
1799/1804 - consulado
1804/1815 - imperio

O PERIODO DA ASSEMBLEIA
- radicalização politica com as revoltas populares em paris e outras cidades e os levantes camponeses de julho e agosto de 1789.
- extinção formal do antigo regime com a declaração dos direitos do homem e do cidadão e a promulgação da constituição de 1791.
- estabelecimento pela assembleia de uma monarquia constitucional com direito de voto restrito.
- inicio da guerra entre a frança e varios paises europeus - abril/1792, mobilizando o movimento popular em torno da defesa da patria em perigo

EXPLICAÇÃO
 a revolução francesa é importante porque foi a partir dela que foram feitas as politicas fundamentais para todo proximo seculo. A revolução francesa não teve uma direção politica unica e sim tensões de grupos diferentes, ou seja, ela é multipla. O estopim foram os primeiros meses de 1789, onde começou de forma imprevista e contraditoria, por um empate entre a monarquia francesa e a nobreza de sangue. Este embate foi inspirado pela crise financeira que o reino frances passava, o que gerou a obrigação de pagar impostos. A nobreza negando tal situação mobilizou o parlamento para manter seus privilegios, ou seja, a abertura dos estados gerais. As lideranças da burguesia e população pobre em rebelião explica a reviravolta dos estados gerais, juntamente com a falta de coesão entre o clero e a nobreza. É fundada uma nova assembleia com caracteristicas inovadoras inspiradas no modelo britanico, liberal, com voto individual. Então o principio da representação popular começa a ganhar forma, onde os deputados são escolhidos pela soberania popular.

Então começam dois principios com poderes opostos: monarquia absoluta onde o rei delega  por delegação divina e o novo principio da soberania popular onde a assembleia se apresenta como soberana da nação. Acontecem embates. A assembleia escreve a constituição onde todos e o rei devem obedecer. Isto é uma afronta à sociedade de ordens. Este periodo da assembleia pode ser descrito como  periodo moderado da revolução francesa, onde sua expressão politica é o liberalismo moderado que luta contra o absolutismo.

Na assembleia existem grupos de deputados que tem ideias comuns. Nesta epoca o liberalismo é revolucionario mesmo sendo moderado. Exite duas camaras - alta e baixa - que serve para manter os pobres longe das decisões politicas, porque o sugragio e a democracia são radicais demais para os liberais, pois defendem pelo menos um minimo de renda exigida.

Desta forma o periodo da assembleia é contraditorio porque possui projetos politicos moderados. Dentro da assembleia tem representantes da burguesia e o radicalismo fica por conta do povo, pois querem melhorias mais concretas.  A declaração dos direitos do homem e do cidadão serviu de inspiração para a constituição francesa oficializa o fim do feudalismo e lança base para uma nova sociedade, onde predomina uma monarquia constitucional, com o direito de voto para aqueles que pelo menos possuam uma renda minima.

O fim da assembleia se dá pelas guerras entre outros paises e a frança, o que levou a radicalização do povo. Os reis foram acusados de colaborar em segredo com os paises que querem voltar com a velha ordem na frança e por isso perdem o prestigio e o que leva a execução do casal e ao fim da monarquia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário