sexta-feira, 15 de junho de 2012

AMERICA 2 - ESTUDO DIRIGIDO PARA A2

PERGUNTAS PARA O ESTUDO DIRIGIDO PARA A2


1- Discorra sobre o partido justicialista.
2- Caracterize a ascensão e queda do socialismo no Chile.
3- Descreva de que maneira as elites políticas e econômicas norte-americanas conseguiram criar um sistema de segregação que combinava exclusão com teorias biologizantes.
4- Discorra sobre o pacto firmado entre Estado e capital (industriais, comerciantes, produtores rurais) para reerguer a economia norte-americana após o momento conhecido como Grande Depressão.
5- De acordo com Michael Woodwiss, as elites políticas e econômicas procuravam controlar a massa trabalhadora de diversas formas. Comente esta afirmação e descreva as principais motivações para o uso dos métodos de coerção. 

ALGUMAS RESPOSTAS QUE PODEM DAR UMA LUZ:

1-A PERGUNTA NUMERO 1 É DO SEMINARIO DO NILSON E DA VANESSA - PERONISMO X VARGUISMO. 
* Algumas coisas que pesquisei foram: Partido Justicialista (PJ), também conhecido como Partido Peronista, é o maior partido político argentino. Foi fundado pelo general Juan Domingo Perón, cujo sobrenome batizou este movimento político: o Peronismo.Apesar de ser tachado de autoritário pelos seus opositores e pelos carentes de um maior conhecimento da história política argentina, o PJ só chegou ao poder na Argentina através da via eleitoral e democrática: Juan Domingo Perón em 19461952 e em outubro de 1973.Isabel Perón chegou à presidência da Argentina após a morte de seu esposo Juan Domingo Perón, ocorrida a 1º de julho de 1974Isabelita era então a vice-presidente da Argentina. Alguns detalhes: (http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_da_Argentina#O_Peronismo_.281945-1955.29).
* Alguns apontamentos do seminário:
- Crise do liberalismo
- populismo
- nova cultura politica
- reconhecimento da classe trabalhadora. Politica do bem estar.
- autoritarismo estatal
> O liberalismo entra em crise após a primeira guerra e existia um receio pelo comunismo devido a revolução Russa. Pode-se dizer que começou uma nova cultura politica porque existe a valorização da classe trabalhadora pelo estado. É uma forma de controle, até mesmo um discurso de aproximação entre a elite e o povo. Em contra partida existia um autoritarismo estatal que reprimia os que eram contrarios. Peron e o seu partido focam na questão social como meta de crescimento. O peronismo não viveu um processo de luta armada. O peronismo representava um justicialismo.
(resposta ainda a ser completada)


2 - A PERGUNTA NUMERO 2 É DO SEMINARIO DA NATACIA - O CHILE DE ALLENDE, ENTRE A DERROTA E O FRACASSO:
* alguns detalhes pesquisados: http://pt.wikipedia.org/wiki/Salvador_Allende
* alguns apontamentos do seminário:
 pontos positivos - 
- Eduardo Frei - capitalismo
- socialismo no Chile - era uma ilusao reformista.
- foram poucos que reconheceram que ali se ensaiava uma perspectiva nova de se propor a constituição do socialismo.
- a população estava dividida.
- metas de allende: garantir emprego a todos, com remuneração adequada.
- libertar o chile da subordinação ao capital estrangeiro.
- possibilitar um crescimento rapido
- ampliar as exportações
- abrir novos mercados: estabilizar a moeda
- definição de allende para o socialismo chileno: libertatorio, democratico, pluripartidario
pontos negativos - 
- os eua interviu na politica interna do chile e com isso: a inflação chegou 381, 1%; os produtos basicos de consumo acabaram; desemprego cresceu; valor da moeda chilena caia devido ao bloqueio economico dos EUA
> (1970 - 1973) Salvador allende tem como proposta nacionalizar as empresas. Ele não ia impor o socialismo e sim dentro da constituição e o socialismo se adequaria a isso. Prometeu uma reforma com uma perspectiva nova em uma constituição socialista. As metas de Allende era o emprego, libertar o chile do capital estrangeiro e com isso o pais, ao seu ver, ia crescer. O socialismo levaria à população à democracia. Os EUA não queriam um pais socialista na América, para tanto fez um bloqueio economico fazendo que o Chile não fizesse comercio com outro pais. O motivo é que os EUA não queria o socialismo. O mundo vivia a guerra fria. Com estes conflitos os EUA queriam que a america fosse um bloco capitalista contra paises socialistas. O comerciante é a ponta do iceberg nesta situação pois a elite prejudicava o comercio por serem contra o nacionalismo. POrtando esta mesma elite dona da industrialização ajudou os EUA neste caso contra o nacionalismo no chile. Allende achava que o socialismo era necessario para reformar o chile, mas mesmo assim, os EUA interviu, mesmo o chile tendo escolhido por voto Allende.
* explicação do professor > O socialismo de allende era chamado de via chileno pois foi implantado por meio de vias democraticas, pelo sufragio, ou seja, pelo voto. No Brasil isto não seria possivel devido a instituições fracas, já que prevalecia o voto de cabresto. No chile, as instituições são mais fortes desde sua independencia. É uma sociedade fechada e conservadora e para a surpresa da elite o socialismo venceu. Porque o socialismo chileno é diferente? porque chegou por meio do voto;  No caso do chile é uma evolução porque em outros lugares o socialismo chegou por uma revolução. No chile foi por convencimento atrelado ao bom nivel de educação dos chilenos; o governo era legitimo. A população votou no socialismo porque pregava pelo bem comum, focado no homem. Esta é a ilusão do socialismo. Allende começou a guerrear contra a elite pseudo nacional, porque esta se aliava a ambientes externos contra o proprio chile.  O socialismo do chile, acabou se dividindo em um mais radical e outro que ficava mais ao lado de Allende, onde queria um socialismo de 3ª via, ou seja, um capitalismo com preocupação social. Allende não queria o comunismo em si e assume o poder como democratico. Para que os EUA chegasse ao chile foi necessario o apoio da elite pseudo nacional que organizou o golpe: Os produtos somem das prateleiras e isto prejudica os capitalismo de allende. Assim, os chilenos começam a ficar contra allende. O desemprego cresce, a moeda se desvaloriza devido a inflação alta. Em suma, porque no chile o socialismo não se sustentou mesmo sendo escolhido por voto? os EUA não queria ver a repetição de sua derrota na america do sul. Allende seria um exemplo para que o socialismo não se alastrasse. O chile caiu  pois não era aparelhado pela União societica, por ser independente. Para acabar com a representação de allende ele foi morto depois de sua sede predencial ter sido bombardeada.
(resposta ainda a ser completada)


A PERGUNTA 3 É SOBRE O SEMINARIO DA REJANE, A ERA PROGRESSISTA -  *anotações feitas pela explicação do professor: o darwinismo social é utilizado para legitimar as desigualdades sociais entre os segmentos da sociedade, ou seja, as diferenças entre pobres e ricos através de uma teroria que era biologica, de animias. Se na natureza os mais adaptados sobrevivem, os mais ricos também são assim, ou seja, são mais adaptados.. Isto é um determinismo, ou seja, é natural que na sociedade existam diferenças. Os republicanos fazem isso para tirar a responsabilidade deles das decisões politicas  que fazem manter a maior parte da população na pobreza. É como se fosse criada uma ideologia de acomodação, para que este pobre tirasse o foco de sua revolta na politica e deslocasse o seu entendimento para sua situação na biologia através da teoria das desigualdades. em suma, o dinheiro mostra quem é mais adaptado. O capitalismo permite a ilusão de que trabalhando pode conseguir coisas, e essa é a maior propaganda do darwinismo social, afinal, se vc não consegue ter suas coisas é porque vc é incompetente.
(resposta ainda a ser completada)


A PERGUNTA 4 É SOBRE O MEU SEMINARIO: OS OPOSITORES CONSERVADORES DO NEW DEAL
* alguns apontamentos feitos por mim: Após a primeira guerra mundial, a Europa conseguiu se reestabelecer economicamente. Isto prejudicou drasticamente os Estados Unidos porque durante a década de 20 - Belle Époque - vendiam seus produtos industrializados para estes países em crise. Com a recuperação europeia o comércio externo não se fez mais necessário e isto levou à falência de empresas norte americanas até chegar à da quebra da bolsa de Nova York em 1929.  O presidente Herbert Hoover – republicano – foi considerado culpado pela depressão por não ter tomado medidas para resolver a questão.  Houve novas eleições e pela imagem de Hoover estar desgastada, Franklin Roosevelt – democrata - se tornou o novo presidente norte americano e adotou a proposta chamada New Deal, onde afirmava que a saída para a crise seria o intervencionismo estatal aliado a medidas de apoio trabalhistas e sociais.Estes fatos históricos são apontados no texto “Os ‘Conservadores Opositores’ do New Deal”, de Tatiana Poggi. O objetivo do New Deal era o fim da recessão, mas, mesmo assim, encontrou resistências pelos mais conservadores, tanto liberais quanto fascistas, porque acreditavam que a nova ideologia de cunho social e o intervencionismo estatal limitavam o poder do próprio Estado e diminuía o crescimento dos gastos públicos.  Isto foi um choque entre uma sociedade que estava buscando novos rumos e outra mais conservadora, onde seus pilares estavam fincados num liberalismo clássico liberal. Esta sociedade mais conservadora se viu ameaçada por uma ideologia não fascista, de apoio aos direitos dos trabalhadores e preocupada com a valorização dos direitos civis. Mas, ao mesmo tempo, esta sociedade se reuniu para acordos, alianças e projetos que anos mais tarde dariam início a um novo liberalismo e fascismo.Em suma, podemos dizer que nesta situação política havia um sentimento ambíguo, onde existia uma oposição ao regime atual, um liberalismo voltado para o intervencionismo estatal que tinha por objetivo um macroestado e que todos pudessem ter seus direitos resguardados e em meio a isto um desejo conservador (caracterizado pelo também pelo liberalismo, voltado para o interior e para poucos que conseguiram uma posição privilegiada – explicada pela ideologia do darwinismo cultural). Este conservadorismo está aliado na verdade a uma vontade de ainda manter o poder conquistado e para tanto era necessário ‘dançar conforme a música’ ou seja, fazer acordos trabalhistas. Isto seria uma forma desta mesma classe dominante conservar o seu poder. 
* apontamentos feitos pelo professor:  Houve um crescimento do partido comunista e movimentos sociais já que a economia não ia bem devido ao crack da bolsa que gerou a grande depressão, ou seja, desemprego, falta de investimento, fata de produção de alimentos, etc). Hoover - republicano não conseguiu fazer voltar a economia girar, devido ao que foi mencionado na frase anterior. Na era progressista tudo o que se ganhava era investido na produção, como se o mercado de consumo fosse algo infinito. Mas, a capacidade de consumo estava esgotada. Para sair da grande depressão Roosevelt aplicou o new deal que foi inventado pelo economista Keynes que acreditava no capitalismo de estado, ou seja, o estado dirige a economia e inste na sociedade - estado keynesiano. É um novo pacto entre o estado e o capital, Entra em cena um novo tipo de liberalismo economico, um capitalismo mais humano. Tanto Hoover quanto Roosevelt usavam o liberalismo economico, a diferença é que o ultimo tinha essa caracteristica de um capitalismo mais humano. Mas, para que o new deal? para salvar o capitalismo mundial porque sua base era os EUA. As medidas de Roosevelt tinham por objetivo gerar emprego, obras publicas, direitos como salario desemprego, etc. Antes disso não existia devido ao darwinismo social porque segundo ele o estado não te ampara porque vc não se preparou suficiente. E também existia uma possibilidade real dos EUA se tornar socialista, então, o new deal foi a saida para equilibrar a sociedade. Quem são os opositores conservadores do new deal? o capitalismo industrial  tem uma distribuição de renda e isso é positivo. O capitalismo financeiro é chamado de morto porque não existe o trabalho e mesmo assim vc ganha ou perde através de investimentos. Não se gera renda, emprego, mas ao mesmo tempo alguem ganha e perde neste processo e gera lucro atraves da bolsa de valores. Os opositores conservadores eram os republicanos porque são radicais ao darwinismo e defendem o liberalismo economico e o estado unico e minimo. É um grupo que tem dinheiro e que não quer pagar imposto. Resistiram ao new deal , mas devido ao perigo da sociedade se tornar socialista, se renderam ao new deal. Também estavam neste grupo conservadores do partido democrata, que eram voltados para o capital. 

A RESPOSTA 5 É DO SEMINARIO CAPITALISMO GANGSTER, QUE FOI DADO PELO JANDERSON E RODRIGO - 
*alguns detalhes pesquisados: http://www2.marilia.unesp.br/revistas/index.php/orgdemo/article/viewFile/389/289
* anotação da explicação do professor: Existe o capitalismo gangster, quanto mais de produz, mais se vende. Era uma associação direta. Acontecem falcatruas, a formação de uma classe media e com o surgimento desta vão querer a participação na politica. O capitalismo gangster é uma explicação para a crise de 29 junto com a mentalidade progressista. Ou seja, a crise de 29 é fruto de roubos e subornos e todos estão comprometidos. POr isso era necessario uma reforma etica e moral. Existiu uma campanha moralista na decada de 20 para o controle da classe trabalhadora pelos dirigentes. Ou seja, de não desviar o capital para outras coisas, como bebidas, por exemplo, por não pagar impostos por isso. A lei seca é um exemplo, e também campanhas contra prostituição e drogas. Isto foi feito para o capital girar, para gastar dinheiro com coisas produtivas. A bebida foi liberada mais tarde como instrumento de acomodação, junto com os esportes.








Nenhum comentário:

Postar um comentário