quarta-feira, 6 de junho de 2012

AMERICA 2 - SEMINARIO 3 - REJANE

AMERICA 2 - SEMINARIO 3 - REJANE
ASSUNTO: A ERA PROGRESSISTA (1900 - 1920)

Resumo a ser enviado pela Rejane.

ANOTAÇÕES FEITAS DURANTE O SEMINARIO:
- maior poder economico do mundo
- darwinismo social
- diversas tensões sociais, intelectuais e economicas
- trabalho/racismo
- criticas a era progressista: wabblies, partido socialista da America (SPA), alternativos, feministas, e cidadãos.
- Cenario na 1ª guerra mundial: estado nacional intervencionista, repressão, autoritarismo, discurso nacionalista, democracia economica e liberdade.
- caça aos vermelhos
- sindicalismo: ideologia europeia

Os EUA era o maior poder economico, pois era controlado por grandes monopolios. Houve um aumento populacional, o que consolidou as grandes metropoles norte americanas.

Teoria do darwinismo social: todo poder economico era natural, ou seja, explorar fazia parte da sociedade. Um discurso para manter a exploração. Ou seja, era uma justificativa para a ideologia da superioridade.

Era progressista: estado atuante que garantia a ordem. Na realidade o estado era dominante com discursos sobre o racismo.

Economia capitalista monopolista: mão de obra barata pelos imigrantes, inovações tecnologicas e crescente mercado consumidor. O trabalho de extensão das rodovias, expansão de agricultura e do aço proporciona a consolidação do mercado financeiro (capitães de industria). A mão de obra era barata, composta de crianças e mulheres. Surge os primeiros movimentos sindicais voltado para a elite trabalhadora - branca.

O crescimento economico necessitava da mão de obra do imigrante, ou seja, de um exercito de reserva. Estes foram trabalhar nas grandes cidades. Os imigrantes brancos com dinheiro se incorporaram. Os demais foram excluidos no sul formalmente e no norte  informalmente. Isso se baseava no discurso da raça que era natural o branco ser superior ideologicamente.

Em suma, estão criando uma identidade, onde o discurso se valoriza o branco.

Sistema economico: arrendamento para os negros trabalharem mas que estes deviam aos arrendatarios. Começou a ter um exodo para o norte devido as fabricas e buscando um lugar menos racista. Mas o norte também era informalmente racista. Então os negros e imigrantes acabaram se segregando em bairros. Esta união provoca o surgimento do blues e jazz.

Na primeira guerra: o estado é intervencionista e reprime os movimentos sindicalistas. Patriotismo estreito.

Existe um crescimento dos ideiais socialistas e isto produziu uma caça aos vermelhos, porque foi a primeira vez que os negros revidaram um linchamento. Isto põe fim ao ideal progressista inaugurando uma fase conservadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário