sábado, 9 de junho de 2012

MODERNA 2 - 16/04

MODERNA 2 - 16/04
ASSUNTO: DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL INGLESA AO IMPERIALISMO
CAPITULO II - DA ORIGEM DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL

1 - quais as principais pre condições para a industrialização que segundo o autor já existiriam ao menos em potencial na inglaterra no seculo XVIII?
2 - quais as condições que surdidas na inglaterra setecentista levaram os homens de negocios a revolucionar?
3 - Por que para o autor, a procura externa pode ser definida como a centelha que impulsionou a revolução industrial em seus primordios?
4 - qual a importancia do governo e da guerra e da colonização para a explicação da origem da revolução industrial?

EXPLICAÇÃO
1 - pré condição para a revolução industrial: no final do seculo XVIII a inglaterra é uma candidata para a revolução das fabricas devido ao proprio cenario ingles e se tornou a oficina do mundo. A sociedade inglesa possuia uma agricultura voltada para a venda e integrada aos mercados em expansão nas cidades. No final do seculo XVIII a agricultura estava ligada as cidades, diferente de outros lugares do mundo, que era de subsistencia. A inglaterra já era uma potencia economica antes de ser uma potencia industrial. Tinha uma burguesia forte e uma aristocracia que aproveitava novas oportunidades para o lucro. É uma sociedade progressista, ou seja, o dinheiro era visto como investimento, diferente das outras sociedades que viam o dinheiro como ostentação. O capital é explicado culturalmente, ou seja, por essa forma da sociedade progressista ver o dinheiro. Desta forma existia uma conciliação de interesses entre a elite tradicional inglesa e a burguesia em prol de investimentos.

2 - a partir daqui vamos ver as condições para a revolução industrial: ainda existia uma grande população no campo e desta forma a priori não seria interessante investir nas fabricas. Mas, por que foi feito isso já que não existia um publico grande consumidor? afinal, o grande problema é a demanda por consumo. Então, qual foi a saida?

3 - começou uma mudança cultural, onde o habito de consumo e tecnologia de produção é importante para o sucesso da industrialização. Começou lojas com vitrines para instigar o consumo, a classe media estava em alta, começou novos padroes diversificados de consumo. A revolução industrial para ter sucesso teve que se basear no mercado interno, que ainda era limitado pela maioria da população viver no campo. O sucesso das industrias estaria além das fronteiras do pais, atraves do comercio ultramarino, principalmente a exportação do algodão. Então a produção de tecidos de algodão traz consigo a marca da revolução industrial, pois este algodão foi destinado as populações do continente americano, africano e de escravos. era uma produção padronizada e em alta escala, e por isso, era uma roupa barata que faz com que o mercado externo cresça.

4 - em suma, a revolução industrial deve ser explicada com base politica e militar. A inglaterra já tinha o controle do transporte ultramarino e para tanto era necessario uma marinha de guerra. Se não fosse o governo britanico ter colocado uma politica para a conquista de mercado os empresarios ingleses não teriam o ambiente proprio para tais investimentos.  Ou seja, a inglaterra faz guerras para controlar os mercados consumidores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário