quinta-feira, 21 de junho de 2012

BRASIL 2 - 31/05

BRASIL 2 - 31/05

TEMPO SAQUAREMA
- quem eram os luzias e os saquaremas e quais os propositos politicos que os distinguiam?
- quais os traços definidores da visão da politica e da sociedade compartilhada por luzias e saquaremas?
- como a boa sociedade se diferenciava do resto da sociedade brasileira e qual a sua revelação com o mundo da politica?
- quais eram os tres mundos constitutivos do imperio do brasil e qual a sua relação com a hierarquia social?

EXPLICAÇÃO
O estado imperial consegue se consolidar, pois no periodo final das regencias se formou um consenso para colocar um ponto final nas turbulencias  e iniciar o segundo reinado. Em 1840 surge o estado nacional brasileiro, embora ainda não exista uma nação. Foi formado instituições, governo e uma elite consciente. Tempo saquarema é qd o consenso das elites politicas dá forma ao estado nacional.

Os luzias eram os liberais moderados, não democratas, com o aparelho do estado ao seu controle. Queriam uma disputa territorial, um federalismo, onde a elite controla a vida local. Os saquaremas são os conservadores e lutam com armas pela disputa de poder.. A disputa ficou intensa apos o periodo regencial.. Os saquaremas achavam que o RJ deveria se tornar o centro do poder. Acaba que os dois lados entram num acordo e  não há mais conflito entre RJ e provincias para ser o centro do poder.

o Brasil está dividido em 3 mundos: mundo do governo (a boa sociedade participa - branco, catolico, rico e não ser escravo), mundo do trabalho (não tem propriedade e nem liberdade) e mundo da desordem (tem liberdade mas não possuem propriedade. Em suma, para manter o controle é necessario a uniao das elites.

Nenhum comentário:

Postar um comentário