terça-feira, 27 de março de 2012

MODERNA II - aula 26/03

MODERNA II – AULA 26/03

O ILUMINISMO: PROPOSTAS E PRATICAS

1 – Tolerância religiosa concebida como um dever moral, imposto pela razão humana, levando a condenação tanto das religiões de estado quanto das disputas entre diferenças crenças: É uma defesa da autonomia humana. Por isso os filósofos criticam as igrejas organizadas – igreja católica – não pelo seu papel evangelizador e sim pelo uso político da religião, que envenena a sociedade prejudicando a razão.  Esta religião ligada ao estado representa uma ameaça a liberdade de consciência. O iluminismo Tb critica as guerras religiosas que lutam pelo poder, desde a ocorrência da reforma protestante. O antídoto segundo o iluminismo é uma atitude diante da fé chamada deismo, ou seja, a fé em deus aproxima as pessoas, o que as separa é a própria igreja. O iluminismo acredita na existência de deus e na fé no mesmo, mas de forma purificada, sem frequentar igrejas, sem o aparato da liturgia que parece superficial, pois a essência da fé não deve estar ligada a rituais e sim dentro da própria consciência, se tornando uma fé mais racional.

2 – luta pelo estabelecimento de novas legislações baseadas na razão inspirada na confiança no sistema das leis como capaz de assegurar a virtude e a felicidade dos homens: o direito e as leis são as áreas preferidas dos filósofos. Isso acontece porque por meio da ciência os físicos decifram as leis da natureza e da matemática.  Então, a razão humana Tb pode ser usada para decifrar as leis da sociedade, pois estas leis moldam a própria sociedade que a constituiu. Escrever novas leis representa um instrumento eficiente de transformar a sociedade e assim avançar para o progresso. Não há mais lugar no mundo para o absolutismo real pois eleva o rei como acima das leis, pois segundo eles, o rei é a lei em movimento. Essa visão é criticada como tirânica, pois as leis devem ser aplicadas a todos.

3 – defesa de uma reforma dos códigos e processos criminais com a substituição das sentenças como castigos pela concepção das mesmas como instrumentos para a educação do criminoso e da sociedade: existe uma preocupação com a aplicação cotidiana das leis, que devem ser aprimoradas para ocorrer o avanço da sociedade, onde elementos de barbárie devem ser combatidos.  O iluminismo propõe que as prisões devem ser um espaço educativo, de regenaração, onde o criminoso deve ser punido de acordo com o crime que cometeu, sem exageros. O objetivo é de reintegra-lo a sociedade.

4 – atitude de solidariedade dirigida a parcela mais sofrida e carente da humanidade, conduzindo a tomadas de posição em relação a escravidão, a servidão, a doença, a fome e a pobreza: filantropia busca a solução dos problemas sociais através de um diagnostico desses males. é uma compreensão mais racional dos males. já a caridade não existe este diagnostico e não busca soluções, mantendo a sociedade neste estado de pobreza. No conceito espiritual tanto caridade quanto filantropia tem o significado de solidariedade, apesar que no fundo existe uma desigualdade que está contido no status social. Mas, existe a identidade fundamental, onde na caridade todos nós somos criaturas de deus e na filantropia todos nós pertencemos a mesma humanidade. A filantropia é uma relação entre o ser humano e o outro. Na caridade se encontra 3 elementos: quem pratica a doação, quem recebe e deus. A filantropia é um dever de consciência de todos os homens racionais para colocar em pratica a filosofia iluminista. Desta forma o iluminismo ajuda a difundir causas como o abolicionismo, contra a fome, contra a guerra, pois isso corrompe a sociedade e evita que os homens se desenvolvam racionalmente.  Desta forma surgem novas associações que buscam por em pratica os ideais iluministas dando um tratamento mais racional as mazelas da sociedade.

5 – militância em favor de uma futura paz universal dos povos e nações como fruto da difusão progressiva das luzes:  a guerra para os iluministas representa a irracionalidade. Desta forma o patriotismo exagerado é criticado  porque apesar de unir as pessoas, se este amor não for bem medido pode resultar num sentimento de ódio aos estrangeiros, levando a  guerra.  O iluminismo prega o comospolitismo, ou seja, uma cidadania universal, acima da cidadania ligada a pátria, pois a verdadeira pátria de todo ser humano é a humanidade pois falamos todos a mesma língua da razão, apesar dos idiomas diferentes. Então, no futuro qd a razão for um bem para todos não existirá lugar para a guerra.

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