AVALIAÇÃO
A avaliação escolar deve ser entendida diferente do que ocorria no passado, apesar de ainda a usarmos como instrumento classificatorio e controlador. Hoje em dia o professor precisa encarar a avaliação como um aspecto diagnostico da aprendizagem.
INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
A primeira coisa que pensamos é a prova. As perguntas das provas discursivas devem ser feitas com cuidado, com enunciados claros, com comandos que sejam entendidos pelos alunos e que estejam de acordo com o objetivo da avaliação. Tudo isso evita problemas de entendimento da questão e respostas confusas. As questões de lacunas devem corresponder a dados essenciais e devem ficar no final da frase para evitar duvidas quanto ao enunciado e para o aluno não perder o raciocinio. Deve-se evitar mais de uma lacuna e tb tamanhos diferentes das mesmas, para não dar pistas das respostas. Deve-se tb ter apenas uma resposta certa para cada questão e devemos evitar colocar uma palavra variavel antes da lacuna para justamente não dar dica de resposta da mesma.
Ao corrigir a prova é interessante corrigi-la sem ler o nome do aluno para não se influenciar pela pessoa do mesmo. É interessante corrigir todas as mesmas questões das provas para só então passar para outras questões com o objetivo do professor não ser influenciado pelas respostas dos outros. Erros ortograficos devem ser assinalados, mas não devem ser motivo para se tirar ponto. E é importante corrigir a prova o mais rapido possivel e entrega-la ao aluno para que este aprenda com a correção.
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