domingo, 18 de março de 2012

AMERICA II - aula 12/03 e 13/03

AMERICA II - AULA 12/03 E 13/03

CONTINUAÇÃO DO TEXTO: AS ORIGENS DA INDEPENDENCIA DA AMERICA ESPANHOLA

Itens:
- repartimiento
- expulsão dos jesuitas
- milicias coloniais
- criollos X chapetones
- rebeliao indigena - Tupac amaru - Peru/1780
- Espanha X Inglaterra

Repartimiento é uma tecnica feita para que o indigena se adequasse no trabalho nas propriedades rurais, com caracteristicas de uma propriedade comunal, compartilhada, da comunidade. Então, o indigena entrou no mercado de trabalho por meio destes cercamentos dos campos na América. Para tanto, foram expulsos das suas Ayllu (terras). Essas terras foram privatizadas e assim os indios conseguiram emprestimos para que produzissem nas terras e dessem parte do que produzissem aos proprietarios. Isso é uma semente da ideia de propriedade privada, o que ajudou a criar uma mentalidade comercial e a ideia de consumidor. Outros indios que não queriam se submeter a isso foram para locais mais altos, como os andes, local de dificil acesso aos  espanhois. Em suma, sobre essa questão, podemos afirmar que o indio não se vê como mão de obra e muito menos como mercado consumidor. Foi com o repartimiento que começou a surgir essas mentalidades com caracteristicas comerciais.

Sobre a expulsão dos jesuitas podemos dizer que causou um impacto, devido a propria força da igreja de até fazer a independencia local, por estar presente em todo territorio. A igreja possuia organização, qualificação, e se mantinha em todo territorio e inclusive em muitos locais a obediencia era mais para a igreja do que para a coroa espanhola. Isso era uma ameaça aos espanhois. Por isso o medo da igreja fazer a independencia da america espanhola e tomar o territorio para si. Os jesuitas eram aqueles que faziam o aldeamento, missões ou reduções na america e representavam o poder da igreja, mesmo a igreja nunca reivindicando seu poder na america. Os espanhois perceberam a legitimação do poder da igreja no territorio e expulsaram os jesuitas dos territorios. A consequencia disso foi a desorganização das sociedades americanas pois os representantes de deus na terra já não estavam mais lá. Outra consequencia era que a igreja fazia emprestimos aos americanos e com a sua saida esses emprestimos não foram mais feitos e com isso desorganizou o mercado produtivo. Os bens da igreja foram leiloados pelos bourbons, virando esses bens mercadoria que aumentou os cofres reais da coroa espanhola.

Existia a compra de cargos e titulos, que junto com o exercito era uma forma de ascensão social. Esta milicia colonial eram pessoas comuns recrutadas  e isso trazia em pauta a falta de lealdade, pois eles poderiam a vir lutar com o seu proprio vizinho americano. Para tanto a coroa espanhola  sentiu a necessidade de colocar um posto europeu para controle, onde para este controle foi determinado que o colono só podia ascender até determinado cargo e os espanhois ficavam com os cargos mais altos.

A sociedade americana era composta por criollos, chapetones, mestizos, indigenas e pobres, onde estes 3 ultimos ficavam a margem da sociedade. Eera uma sociedade excludente, o que era necessario para manter o status quo, ou seja, manter como tudo sempre foi, uma forma de controle europeu. Os chapetones nasceram na europa. Já os criollos são filhos de europeus nascidos na america.  Os criollos não tinham cargos de direção, para justamente não possuirem o poder e assim fazer a independencia da america. Isso é mais uma forma de controle da coroa espanhola. Os criollos concedem emprestimos pois compraram as terras das igrejas que foram leiloadas pela coroa espanhola, e assim , assumem de certo modo o papel antigo da igreja de ser uma especie de banco. Mesmo com este poder, quem domina a cena politica da america espanhola são os chapettones.

As reformas bourbonicas dão origens a varias rebelioes. Uma delas é a do Peru em 1780, porque os espanhois tiraram o poder dos kuracas. Essas reformas bourbonicas foram feitas porque a espanha do seculo XVIII estão passando por uma crise economica devido a queda da atividade mineratoria e precisavam de dinheiro, além de ser uma medida para fortalecer o poderio espanhol. Uma saida foi a cobrança de impostos e a rebelião de Tupac Amaru é contra esses impostos que eram de 6%  por cada transação comercial de ouro e prata.  Então essas rebeliões não foram feitas em busca da independencia e sim para conseguir que seus interesses fossem atendidos. As reformas tb tentaram reforçar o pacto colonial. Mas, a Inglaterra minava esses objetivos atraves do contrabando o que levou a conflitos com a coroa espanhola.

Entre 1779 e 1783 ocorreu um impasse entre Inglaterra e Espanha, devido ao contrabando de produtos inglesas na america.  Com a reforma, foi acertado que haveria a cobrança de 6% de imposto por cada transação comercial. Inglaterra não aceitou isso e começou a fazer contrabando em terras americanas, o que incomodou a espanha, afinal isto minava os objetivos da reforma que além da cobrança de imposto tb proibiu as manufaturas na america para que os americanos fossem forçados a comprar da espanha.  Mas, a Inglaterra vendia seus produtos por contrabando através do rio da prata mais baratos para a america e isso levou a conflitos com a espanha.

A Inglaterra sai como vencedora e a Espanha perde sua frota (Invencivel Armada) e fica desarticulada e se vê obrigada a permitir transações comerciais com paises neutros da america (EUA), afinal, ainda não concorda com a Inglaterra tendo que vender produtos em portos da america espanhola,porque para a espanha, permitir que os navios ingleses parassem em seus portos significava que a propria espanha estava financiando a guera contra ela mesma. Nesta epoca os EUA já tinha feito sua independencia, mas ainda não possui uma industria forte para atender a demanda da america. Então os ingleses fazem  dos EUA um entreposto comercial, ou seja, a inglaterra vendia seus produtos para os EUA e os EUA vendia para a america, tudo de comum acordo.

- outra forma da Espanha ganhar dinheiro neste periodo de guerra foi a venda de licenças de transações comerciais na america. Essas licenças eram de valor alto, o que se tornou uma fonte de receita importante para a coroa espanhola, além de ser uma forma de suprir e administrar o territorio, e assim, impedir mais uma vez a independencia da america espanhola. Em suma, o consumo é uma forma que a coroa espanhola teve de impedir a independencia do territorio americano.

- nesta sociedade da america espanhola existia uma mentalidade de independencia, atraves das rivalidades entre as regiões por causa da concorrencia e de cada caracteristica propria de desenvolvimento local. Neste cerne quem sofre maior pressão são os criollos pois é a classe intermediaria, ou seja, não são europeus e nem pobres, mas buscam os cargos publicos para garantir privilegios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário