domingo, 18 de março de 2012

DIDATICA - aula 13/03

DIDATICA - AULA 13/03

EVOLUÇÃO DA DIDATICA DO BRASIL

1940 - 1960: escola nova humanistica
1968 - 1980: tecnicista
1990 - 1996 (lei 9349/96): ideologico-politica
1996 até os dias de hoje: construtivista

Escolas liberais:

- tradicionais: desenvolve as aptidões pessoais para desempenho social, com um conteudo voltado para a cultura geral, onde o professor transmite o conteudo e o aluno é somente um receptor deste conteudo.
- escola nova: Prioriza a formação da razão, dos sentimentos e da ação do aluno, através de conteudos que devem ser compreendidos por meio de pesquisas e desafios. O aluno é um ser ativo que experimenta e pesquisa sobre esses conteudos e o professor cria situações problema para os alunos.
- não diretiva: busca desenvolver aptidoes pessoais, através da convivencia humana. O professor orienta o aluno para ter um bom relacionamento pessoal.
- tecnicista: é voltado para preparação para mão de obra, através de um conteudo cientifico por meio de tecnologia. O aluno é passivo, e o professor é o mediador entre a ciencia e o aluno.

Escolas progressistas:

- libertadora: conscientiza o aluno para a transformação social, por meio de dialogos, onde o professor ajuda o aluno a ser uma pessoa consciente.
- critico social: preza para que o aluno tenha instrumentos para mudar a sociedade, atraves de um saber universal critico. O aluno é participante e o professor é comprometido com este processo de conscientização.

A escola nova/humanistica começou numa fase de transformações economicas e sociais, onde se acreditava que o ideal de educação era universalização da escola publica, laica e gratuita e com isso a educação seria a solução para acompanhar a fase de crescimento da industria e a expansão urbana.  

A escola tecnicista tinha um planejamento pronto voltado para formar pessoas aptas ao trabalho. O professor apenas seguia ao planejamento e isto gerou insatisfação porque o professor foi visto não como um educador e sim como um supervisor. É uma necessidade capitalista que prega o mito que todos possuem a mesma oportunidade de trabalho e educação, mas o sistema mostra que existem diferentes escolas, com diferentes exigencias o que leva à constatação que já que a qualidade da educação não é a mesma, as oportunidades de trabalho tb não serão.

Em 1990 houve uma nova proposta, a escola ideologico politica, onde paulo freire se destacou qd dizia que o professor deveria assumir uma posição politica frente aos alunos, desenvolvendo a visão critica perante os direitos e deveres da sociedade.

Hoje em dia a escola é construtivista, onde se acredita que deve-se desenvolver no aluno uma capacidade autonoma de aprendizagem na escola e em sua formação, levando-o a compreender o processo da informação, desenvolvendo a consciencia de relações, a compreensão de fatos passados e assim entender seu proprio presente.

No regime neo liberal o resultado é verificado atraves de avaliações do governo, como o ENEM. a partir daí é visto quais foram as fraquezas de cada segmento e é oferecido o reforço escolar como suporte.

O professor tem que ser o suporte do projeto politico pedagogico, onde junto com a comunidade desenvolvem este mesmo projeto os conteudos, capacidades e competencias que devem ser alcançados. A fonte está nas diretrizes curriculares nacionais que são deliberadas pelo mec e com base na lei (LDB e constituição).

CONSELHO DE CLASSE

Hoje em dia o conselho de classe deve permitir ao professor a consciencia de que seu papel é ensinar e que ele mesmo deve ser avaliado, e não só o aluno.  Para tanto o coordenador deve estabelecer as metas que cada professor deve alcançar e são essas metas que vão ser analisadas no conselho de classe, se foram alcançadas ou não.Assim o objeto de avaliação não é um aluno e sim a turma. No conselho deve existir a participação dos alunos representantes de cada classe onde devem sugerir melhorias para a sua propria educação. 

APROVAÇÃO AUTOMATICA/SISTEMA DE PROGRESSÃO CONTINUADA

Foi implantado a partir de 1996 em São Paulo e no Rio de Janeiro a partir de 2000, mas foi implantado de forma irresponsavel. (http://envolverde.com.br/educacao/escolas/estigmatizada-como-%E2%80%9Caprovacao-automatica%E2%80%9D-a-evolucao-continuada-e-ainda-muito-questionada-sobretudo-em-epoca-de-eleicao/ ) . A ideia inicial era que fosse prioritizado a construção do ser humano, respeitando o ritmo de cada aluno, onde a aprovação ou não só acontece ao final dos ciclos. (http://educarparacrescer.abril.com.br/gestao-escolar/materias_295465.shtml )

Mas, se tornou uma questão de aprovação automatica, onde varios alunos ao final dos ciclos se forma analfabetos, afinal, o termo aprovação automatica levou a alguns alunos a não terem motivação para estudar. Veja mais em: (http://www.todospelaeducacao.org.br/comunicacao-e-midia/noticias/13064/perguntas-e-respostas-o-que-e-progressao-continuada)


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