segunda-feira, 26 de março de 2012

AMERICA II -aula 20/03

INDEPENDENCIA DA AMERICA ESPANHOLA

1808 - quebra do pacto colonial
1821 - independência do Peru
1825 - independência da Bolivia

A guerra foi um rompimento brusco com o pacto colonial e tb foi alinear, com vitorias e derrotas. Tudo isso gerou o surgimento dos Estados nação, crises e o principal, a independencia.

Entre 1808 e 1825 ocorre uma grande estagnação economica, o se torna a maior marca do periodo. A maior marca na politica foi a desestruturação da mesma na america espanhola pós guerras de independencia, pois ficaram sujeitas a intensos projetos politicos, como por exemplo, o projeto da Bolivia ser uma monarquia. Isso ocorre porque o rompimento com a Espanha dá liberdade a estes estados-nação de escolher outra forma de governo, o que no Brasil foi diferente, porque já existia no seu territorio a legitimidade da monarquia. E é esse ponto que se difere a independencia do Brasil da America Espanhola. A presença de um principe no territorio brasileiro com legitimidade de governo diferente da queda do rei na america espanhola, ocorrendo um vacuo de poder, pois todos queriam governar. Por isso no primeiro momento fazem governos privisorios até as eleições, mas a recusa de sair do poder leva estas regiões a guerras civis.

Foi um momento de estagnação economica, devido a guerra. Grandes proprietarios ficaram a favor das tropas realistas (espanha) e contra eles existia as tropas anarquicas (americanos). A atividade produtiva se desvalorizou porque o camponês foi convocado para lutar na guerra, e sem preparo, morria, o que levou a terras abandonadas e sem mão de obra. Por isso a economia entrou num ciclo de estagnação, ficando só de subsistencia. Outro fator foi a ordem de dinamitar minhas porque delas vinha os recursos que financiavam a guerra, o que levou, a falta de minerios.

A inglaterra apoiou a independencia, já que a espanha não tinha mais como manter a américa. Então, desta forma, a america se tornou o principal consumidor do mundo e foi a principal financiadora da revolução industrial, pois seu mercado consumidor manteve esta revolução. Mesmo assim, neste periodo de estagnação a inglaterra se viu prejudicada no primeiro momento. Depois viu vantagens pois os estados nação não tinham manufaturas o que demandava um mercado promissor das manufaturas inglesas.  Então, desta forma, de uma dominação politica a america se viu dominada economicamente.

Neste momento de instabilidade politica assume o poder militares, de forma ditatorial. Começou as disputas de poder, cada uma, com objetivos proprios.  Até mesmo os proprios militares tinham rixas entre eles pela disputa, o que levou a muitos golpes politicos. Outros conflitos eram as disputas politicas entre os proprietarios de terra, que sempre existiu, mas eram contidos pela Espanha.  No pos independencia foi formado uma milicia propria, que criavam leis, tinham dinheiro e terras.  As pessoas que trabalhavam nestas terras eram convocadas para trabalhar nas milicias e desta forma as milicias se expandem, e em alguns casos, tomam o poder.

Conclusão: desta forma existe uma alternancia de poder, entre militares e civis. Mas, pelos estados nação terem instituições fracas, a tendencia maior é que o governo militar ficasse no poder.

Nenhum comentário:

Postar um comentário