quinta-feira, 8 de março de 2012

AMERICA 2 - aula 5/03 e 6/03

ORIGENS DA INDEPENDENCIA DA AMÉRICA ESPANHOLA

A Espanha era uma metrópole durável, mas não era desenvolvida.  Sua economia era baseada em gêneros primários, gêneros estes que a colônia não tinha interesse em importar. Seu comércio interno era pequeno e suas cidades - chamadas de ilhas econômicas - não tinham uma boa comunicação e nem estradas encarecendo desta forma, os custos além de ser um caminho demorado. Então, essas ilhas eram praticamente auto suficientes. A consequência foi a estagnação da economia, pois não havia uma poupança interna devido a falta de infraestrutura. 

Os Bourbons perceberam que sua economia era deficitária e por isso motivaram a reformas como tentativa de modernização, mas estas reformas não foram tão bem assim, devido a fisiocracia. Explico: a mentalidade da epoca dizia que bastava ser proprietário da terra e que desta forma não precisava produzir. O nobre queria ter terras - fisiocracia - em outras palavras ser rico era ter terras e não trabalhar nelas.  Essa forma de pensar que  a maior riqueza é ser possuidor de terras cria um mecanismo que barra outras pessoas a ter acesso ao que é seu. As reformas chegam a esbarrar nessa questão, afinal o objetivo era o de modernizar e assim motivar o comercio. 

Um ponto da reforma Bourbonica era a tentativa de mesclar nobres e burgueses. Mas a resistencia ocorreu dos dois lados. Os nobres achavam o trabalho manual sujo e com a reforma significaria que o nobre tinha que trabalhar desta forma a terra, o que fez a reforma não ser bem sucedida.

Os Bourbons perceberam que o aumento populacional demandava aumento de produção e por isso veio a necessidade de motivar a produção agricola. Mesmo com este pensamento, o desenvolvimento economico não promoveu grandes mudanças sociais. A Espanha se contentava com a extração de metais e os demais ganhavam com a América.  Um exemplo é a Inglaterra  que começou a ganhar bastante dinheiro com a America, porque começou a vê-la como mercado consumidor, coisa que a Espanha só a via como um mercado produtor. 

A Espanha neste momento se valia da sua armada para transportar os metais. A Espanha nesta época foi contra da Inglaterra não ter que pagar impostos. Isto gerou uma guerra entre Espanha e Inglaterra e com isso a Espanha perdeu sua armada o que trouxe prejuizo tanto para Espanha quanto para a colonia, gerando uma crise economica. Teve que ressarcir  a Inglaterra porque perdeu a guerra e também ficou sem navios a forçando a alugá-los, principalmente dos Holandeses o que fez este país crescer.

Desta forma houve uma mudança de mentalidade porque a Espanha, que era considerada a mais forte e poderosa nação perdeu a guerra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário