MODERNA II – AULA 19/03
Pressupostos básicos do iluminismo:
- Secularização, identificada como a emancipação de cada um dos campos particulares do conhecimento humano da tutela da teologia e da metafisica: O iluminismo é um processo de mudança dos conhecimentos do mundo, feito gradualmente na Europa e que atravessou a era moderna. Essa mudança está ligada a secularização, ou seja, uma espécie de separação dos conhecimentos religioso do secular, que são uma forma de explicar a realidade. O mundo sagrado/religioso é onde todas as explicações estão contidas na existência do sobrenatural/Deus e o mundo secular, é o espaço profano, onde vivem os homens mais distantes de Deus. Então secularização é uma metáfora transportada pela mente humana, onde existe um avanço e um recuo. O avanço é na maneira de dar sentido a realidade através de princípios não religiosos, ou seja, através de novos saberes. O recuo é ligado ao espaço que a religião ocupava. Agora a ciência de Deus fica no campo da razão, afinal, o iluminismo não rompe totalmente com a palavra de Deus, mas procura dar sentido a realidade através de outras explicações não sobrenaturais. Então, secularização não é o desaparecimento de Deus, e sim entender que no dia a dia se vive desafios e assim Deus é lembrado na hora de pedir uma ajuda ou agradecimento. E assim a moderna ciência se torna um modelo de explicação da realidade.
- Novo espirito cientifico baseado na ideia de uma natureza regulada por leis próprias e autônomas, passiveis de serem apreendidas racionalmente: A natureza é regida por leis naturais, racionais e universais e cada peça obedece a uma logica geral. A mente humana possui a faculdade racional, que lhe é própria e inata, afinal, os homens são capazes de explicar a natureza através da linguagem matemática, através de pesquisas e experimentações. Desta forma o homem domina a natureza e a usa em seu beneficio e assim transforma a realidade. Mas, existe um desdobramento perigoso. Se a natureza é uma criação de Deus e pode ser desvendada pelo homem, muito mais fácil se torna o entendimento das leis da sociedade humana, e assim surgem pensadores que buscam entender a origem da sociedade humana, como Locke.
- desenvolvimento da critica a autoridade, a tradição e a revelação religiosa em nome da razão e da liberdade de pensamento: a razão pode ser estudada para estudar a sociedade e apontar suas falhas e criticar desta forma o que é irracional, em suma, a forma como a sociedade se organizava baseada no sobrenatural. O sonho iluminista é lançar as bases de uma sociedade superior baseada na razão, e isso é uma possibilidade de conceber utopias sociais, ou seja, ideais difíceis mas passiveis de se tornar realidade, mas sempre usando a razão como ferramenta básica. O iluminismo inspira a uma reforma social, mas não em forma de revolução, mas possui critica social e politica. A razão pode ser aplicada através da ciência para modificar a realidade, mas não deve encontrar dificuldades para tanto. O maior adversário acaba sendo a igreja católica na figura do clero. A critica do iluminismo sobre a religião é que a sociedade desta forma fica infantilizada. Então, Kant, fala da necessidade de tirar a sociedade da condição de infância para a condição de maioridade. Assim cada um pode desenvolver sua capacidade racional, debater suas ideias, existindo desta forma a liberdade de consciência.
- concepção de razão como algo dinâmico, capaz de ser adquirido e de atuar como instrumento de mudança dos homens e da sociedade: o iluminismo vê a razão como fonte principal. Mas esta razão não pode ser confundida com erudição, afinal, o saber não é acumulável. A razão iluminista é uma força intelectual que todos possuem e que nos faz capaz de entender o mundo.
- crença no avanço constante historicamente necessário de uma racionalidade que pouco a pouco ilumina as sombras do erro e da ignorância: o iluminismo exalta o progresso o ligando a civilização, onde as sociedades percorrem a mesma estrada, afinal, a razão é universal. É uma visão da sociedade em marcha permanente, onde a inspiração de um ideal de sociedade é a europeia. O iluminismo se baseia numa metáfora cristã “vós sois o sal da terra, vós sois a luz do mundo” e se reveste do significado onde a luz não é mais a fé cristã e sim a razão que luta contra as trevas, libertando a sociedade dos preconceitos e dogmas. O iluminismo imagina que o progresso cientifico transcorre paralelamente ao avanço da moral como forma de afastar os conflitos, um progresso ético e moral.
- sistema figurado dos conhecimentos humanos – enciclopédia iluminista de 1751 que resumia os avanços até aquele momento, onde a finalidade é de apresentar uma nova concepção de uma hierarquia dos conhecimentos humanos. A teologia aparece mas como ciência, diferente da idade media que ocupava uma posição destacada na base dos campos do saber. A filosofia domina então esses saberes que foram detalhados nesta enciclopédia.
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