terça-feira, 13 de março de 2012

MODERNA 2 - aula 12/03

MODERNA 2 - AULA 12/03

IDEIAS IMPORTANTES - Texto O cientista

1- "A ideia de conhecer o mundo tem a ver com a sua transformação (ou que há mesmo uma identidade entre conhecer e fazer) percorre a cultura cientifica do seculo XVIII."
O moderno conceito de ciencia (Sec XVII) traz consido uma ideia inedita de valorizar certas atividades tais como trabalhos manuais, artes mecanicas, onde, durante seculos, eram vistos como atividades menores. A filosofia medieval tem um abismo entre o conhecer e fazer, contrario da ciencia moderna que busca aproximar os dois, ou seja, aproximar o mundo do pensamento e o mundo das atividades práticas). Isso traz um grande impacto e um novo potencial do conhecimento cientifico.
Essa identidade nova traz possibilidades ao conhecimento humano e a difusão deste proprio conhecimento, levando ao progresso através de uma associação inedita entre o conhecimento abstrato e o trabalho cotidiano, transformando a realidade em sua volta.
O proposito é de aperfeiçoamento das atividades humanas e assim conhecimento e progresso se unem. A ciencia se torna uma obra coletiva, em progresso permanente que atravessa gerações. É a ideia de um progresso continuo, linear, presente nos filosofos do sec XVIII.

2 - "Qual a nova imagem do saber que emerge no sec XVII como uma alternativa à tradição magico-alquimista, e qual a sua relação com o principio da igualdade das inteligencias?"
O conhecimento humano é produto de uma lenta transformação. A ciencia e poder possuem correlação quando aproximamos a ideia do mago ao  sacerdote. O saber proprio da alquimia é hermético, ou seja, é fechado, e é proprio da uma teologia medieval. No sec XVII o moderno conceito de ciencia muda este acesso ao saber e ao conhecimento.  Para esta nova ciencia basta ser humano para ter acesso ao conhecimento e assim este proprio conhecimento se dissipa pelo mundo.

3 - "Como o autor analisa a afirmação surgida no sec XVII da diferença e da consequente separação entre a ciencia, de um lado, e, de outro lado, a politica e a religião?"
O ideal de uma humanidade universal é que todos os seres humanos possuem direitos iguais e que são aptos a aprender e a conhecer. Isso é uma semente da mudança para o sec XVIII, ou seja, foi lançada a ideia de igualdade o que permite a critica entre a teoria e a pratica. O proprio iluminismo fala da igualdade humana pelo principio da razão e por este motivo todos os seres humanos podem se comunicar pela linguagem da razão.  Este mesmo conhecimento racional se difundiu pelo mundo e isso é uma ferramenta de mudança social, afinal, a educação transforma uma sociedade.
Galileu, filosofo iluminista,  defendeu a possibilidade de existir um outro conhecimento além da biblia, afinal, segundo os filosofos iluministas, não era necessário não existir o conhecimento das escrituras, apenas era possivel ter mais de um conhecimento, como por exemplo, os dos fenomenos da natureza pela matemática, que são mais racionais com resultados confiaveis.






Nenhum comentário:

Postar um comentário