sábado, 8 de setembro de 2012

CONTEMPORANEA 1 - 6/09


CONTEMPORANEA 1- AULA 6/09

A COMUNA DE PARIS – 1871

A comuna possui vários significados.  O primeiro é sua associação com o termo comunismo, o que na verdade não é o termo mais adequado. Então o significado que esta palavra assume é de governo autônomo de trabalhadores e democrático, independente onde tem paris a sua sede.

A comuna se via como uma federação de bairros, com democracia direta, onde cada bairro tem uma assembleia com debates sobre a cidade e elegendo representantes. O seu fracasso se deu por não ter um plano concreto e coeso e por falta de um momento de paz já que se deu em tempo de guerra. Existia a falta de experiência militar, pois eram trabalhadores armados. Os membros da comuna eram vistos pelo governo oficial como bandidos e por isso o exercito francês buscou o extermínio.

É uma historia de guerra e de construção de uma nova sociedade.  A assembleia da comuna era o seu coração e paris se separa do resto da frança  como se fosse uma cidade-estado. É um governo soberano, independente e autônomo.  O objetivo é abolir a diferença entre governantes e governados, onde cidadãos trabalham e governam a si mesmos.

A cada decreto era elaborado um cartaz afixado na cidade para que todos pudessem ver as decisões tomadas e debaterem.  Alguns falavam em acabar com privilégios da burocracia, falavam sobre medidas trabalhistas, perdão das dividas, medidas de cunho social, em suma, medidas que sugerem ações futuras pois a maioria das diretrizes só ficaram no papel, por falta de tempo na concretização das mesmas.




Nenhum comentário:

Postar um comentário