quarta-feira, 19 de setembro de 2012

AMERICA 3 - 18/09/2012

AMERICA 3 - 18/09/2012

REVOLUÇÃO MEXICANA (CONTINUAÇÃO)

A revolução mexicana foi um processo com 3 fases distintas:
politica - 1910/1914
social e popular - 1914/1915
burguesa - 1915-1917

A fase politica se caracteriza pela queda do regime oligarquico e a tentativa de estabelecer um regime democratico.  Foi liderado por Madero, onde foi preparado um levante armado simultaneo no dia 20/11/1910. Mas poucas cidades fizeram o levante no dia 20, mas mesmo assim houve um fortalecimento nos campos, onde vemos duas lideranças: Pancho Villa (norte) e Zapatta (sul).  Diaz renuncia em 1911 para evitar a prisão e fuzilamento. Se exilou nos EUA entregando o poder à oposição. Madero ganhou então as novas eleições em 1911. Apesar disso o processo revolucionario continuou pois Madero não ia fazer a reforma agraria, não atendendo as reivindicações sociais, principalmente pelo lado de Zapatta.Os grupos oligarquicos que apoiavam o porfiriato tentavam tomar o poder e assim o governo Madero era fragil. Tinha por caracteristica ser um governo moderado, conservador. Em 1913 houve um golpe liderado por Huerta para retorno do estado oligarquico e assim Madero e seu vice foram fuzilados. Os setores da revolução se organizaram contra este golpe dando novo impulso ao processo revolucionario. Carranza se torna a nova liderança dando inicio ao movimento constitucionalista que queria a volta da constituição de 1857 que era liberal e democrata. Os EUA se envolvem e na tentativa de deixar o governo Huerta mais forte por interesses capitalistas, desembarca suas tropas, mas foi frustrado devido ao ressentimento da população aos americanos. Em 1914 Huerta renuncia e Carranza assume o poder com apoio dos camponeses, mesmo os camponeses se tornando autonomos sobre a  questão da terra. Zapatta lança o plano de ayala que reivindicava a reforma agraria e o retorno das terras comunais aos indios, mas este projeto não era apoiado por Carranza, ocorrendo tensões.

A segunda fase, a social e popular, começa aqui, com a revolução se tornando uma luta social devido a atuação dos camponeses por mudanças.  Ocorre um enfrentamento armado entre Carranza e Zapatta , mesmo ocorrendo a tentativa de acordo atraves da convenção de aguas calientes que pretendia  discutir a nova constituição mas se tornou uma disputa politica entre a burguesia - apoiava a consolidação capitalista e zapatta - projetos sociais agrarios. Não houve acordo e o grupo de Carranza se refugia em  Vera Cruz. Assim Zapatta tomou o poder. Carranza faz uma campanha ideologica  onde dizia que as cidades poderiam ser invadidas pelos camponeses. Isto gerou uma tensão entre cidade e campo e assim consegue apoio do setor operario e da classe media, pela promessa de reformas trabalhistas. Em 1915 Carranza toma a cidade e empurra Zapata para o campo, enfraquecendo a luta dos camponeses.

Esta consolidação marca a terceira fase, pois é um projeto que atende a interesses burgueses, devido a ampliação de incentivos a industria e ao mercado interno. Em 1916 houve o rompimento com o setor operario devido a repressão as greves. Em 1917 ocorre uma nova constituição, apoiada por carranza, atendendo aos interesses burgueses. Se estabeleceu um mandato de 6 anos - e é assim até hoje. Também fala da separação da igreja e estado e do comprometimento com a educação desde a pre escola. Prevê a reforma agraria  e assim conseguiu o apoio dos camponeses.  Leis trabalhistas tb foram aprovadas. Foi um movimento importante com a queda do regime oligarquico. O regime democratico perdurou até os dias de hoje e o partido politico PRI (partido revolucionario institucional) é até hoje uma força politica importante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário