sábado, 8 de setembro de 2012

AMERICA 3 - 28/08

AMERICA 3 - AULA 28/08

AMERICA LATINA
CRISE DO ESTADO OLIGARQUICO (1900 - 1930)

Em 1930 houve o inicio da grande depressão economica mundial e o resultado disso foi um colapso nos sistemas oligarquicos na américa latina. O fator para esta crise foi o modelo primário exportador que se mostrou vulnerável às crises ciclicas do capitalismo.  Na crise o mercado não consegue absorver o que se produz e isto gera desemprego, diminuição do consumo e recessão. Isto acontece porque os paises industriais diminuem a compra de exportação da américa latina.

Os produtos da america latina ficaram acumulados e com isso aconteceu a diminuição dos preços. Isto se deu porque quando se prioriza a exportação a economia fica dependente do mercado externo.  Esta crise foi na economia, na politica e gerou tensão social. Aumentou a pobreza, o desemprego e perda do poder aquisitivo da classe media.

As oligarquias começam a ter dificuldade em manter o poder. Nos centros urbanos acontecem manifestações de carater antioligarquico. A burguesia e os camponeses também se manisfestam em prol da priorização do mercado interno. Imprensa e intelectuais começam a reivindicar alternativas para a crise e uma delas é o nacionalismo, priorizando o mercado interno.

O estado oligarquico comprou produtos para tentar se manter no poder. Mas, mesmo assim ocorrem manifestações das classes medias (defendiam eleições livres e participação no poder), da burguesia (queria incentivo ao mercado interno), dos camponeses e operarios (melhores condições de trabalho). Surgem partidos socialistas, com destaque para argentina e chile. Greves foram feitas mas existia muita repressão aos operarios e aos camponeses.


Nenhum comentário:

Postar um comentário