sábado, 8 de setembro de 2012

AMERICA 3 - 4/09


AMERICA 3 - 04/09

REVOLUÇÃO MEXICANA - 1910/1917

Em 1810 ocorreu a privatização das terras indigenas que antes eram do usufruto dos nativos. Estas terras foram apropriadas pelos espanhois. Movimentos aconteceram mas foram logo reprimidos. Em 1821 houve um processo de independencia conduzida pela elite para manter o conservadorismo. Os conservadores (exercito, igreja catolica, proprietarios de terra) queriam a independencia porque na espanha  houve revoluções liberais que reduziram o poder dos reinos através de um parlamento. Isto foi um desagrado pois poderia significar movimentos indigenas e populares também no mexico. Então a independencia do mexico seria a saida para manter as instituições vigentes. Desta forma se formou o regime republicano no mexico.

Era tradição golpes para chegar ao poder. Durante a formação deste estado nacional houve conflitos entre os centralistas (queriam o estado nacional centralizado) e os federalistas (queriam a soberania local). Mas o que se percebe é que a primeira constituição é centralizadora e não foi aceita pelos federalistas e a segunda constituição foi de cunho federalista.  Em 1850 os liberais estão no poder e ocorre uma constituição que produz um governo nacional forte e que resguarda o poder das provincias. Mesmo assim, o conflito entre conservadores e liberais continuou havendo alternacia de poder.

Os conservadores tinham como base social a igreja. Eram grandes proprietarios de terra e tinham ao seu lado o exercito. Seu projeto é de pouco alterar a realidade do poder colonial. Já os liberais ficavam nos setores urbanos e seu projeto era de consolidação do capitalismo no mexico. Tinham a proposta em tornar os camponeses em pequenos proprietarios de terra para abastecer o  comercio interno.

Em 1855 os liberais ficam no poder em razão da perda da guerra para os EUA, onde os conservadores estavam no poder. Por espolio de guerra perderam terras como o texas e california. Os liberais ganham legitimidade e começam a colocar em pratica suas propostas o que gerou conflitos com a igreja a partir da lei lerdo, onde a igreja tinha que vender suas propriedades para tornar sua terra produtiva, o que não foi feito. Então os liberais confiscaram essas terras.  Para tentar voltar ao poder os conservadores se aliaram a França com a proposta de um regime monarquista no mexico. O governo liberal foi derrubado e Maximiliano se tornou imperador com o apoio dos conservadores que queriam a voltados seus privilegios mesmo que isto significasse colocar o mexico nas mãos externas. Mas, maximiliano não alterou a politica liberal o que causou descontentamento nos conservadores. Os liberais se armaram para destituir maximiliano com um lema nacionalista. Maximiliano foi fuzilado e os conservadores considerados inimigos da patria.

Os liberais passam a ter hegemonia politica. Porfirio Diaz sobe ao poder em 1876, e seu regime politico foi conhecido como porfiriato caracterizado pela pax porfiriana, ou seja, havia a consolidação do seu poder, estabilidade, pacificação, retomada da igreja, expansão econômica, expansão no setor exportador e tinha relações prioritárias com os EUA. Afastou as oligarquias opositoras e distribuiu cargos. Então a pax estava ligada a interesses desse poder.  A relação com a classe media foi de pax devido a ascensão econômica e isto gerou empregos. A classe operaria tem condições difíceis o que leva a movimentos contrários a Porfirio. No campo os trabalhadores eram repreendidos pelos rurales, sustentados pelos grandes proprietários de terra. Houve a expansão dos latifúndios.

A crise dos EUA afeta o mexico, ou seja, o regime porfiriato pela retração do  mercado o que levou ao desemprego  e ao descontentamento da população. Movimentos de oposição a Diaz começam em prol a democratização. Diaz perde sua base de apoio, acontece movimentos operários e no campo. Os setores oligárquicos tb se tornam opositores.

Em 1910 houve eleições presidenciais e Diaz se candidatou contra Francisco Madero (partido anti reeleicionista). Devido as fraudes eleitorais Diaz venceu e os opositores se conspiraram para destituir diaz. No dia 20/11/1910 houve simultaneamente movimentos armados contra o governo no país. O movimento ganhou força e começaram a ter apoio dos setores rurais liderados por Pancho Vila e Emiliano zapata onde reivindicavam a reforma agraria.

Nenhum comentário:

Postar um comentário