sexta-feira, 28 de setembro de 2012

AMERICA 3 - 25/09/2012

AMERICA 3 - 25/09/2012

OS EUA DA 2ª GUERRA A DECADA DE 1970

Os a EUA entraram em conflito na segunda guerra devido ao ataque do japão em peal harbor, mesmo com a opinião publica sendo contraria a entrada na guerra. Mas com este ataque tudo mudou. O Japão tinha por objetivo a hegemonia do pacifico. A alemanha queria a hegemonia alemã pelo mundo. Então Japao, alemanha e italia faziam parte dos paises do eixo.  Os aliados eram a Inglaterra, a URSS e os EUA. Na verdade os EUA foi o país que mais se beneficiou com a guerra pois não foram palco direto do conflito e nem batalhar no seu territorio. Isto fez com que sua industria continuasse produzindo e por isso a economia cresceu na segunda guerra da mesma forma que ocorreu na primeira guerra. Os EUA então se tornou fornecedor dos paises aliados e também foi fornecedor de emprestimos no pós guerra para a reconstrução da europa e também dos paises derrotados.  Na verdade a preocupação dos EUA era com a URSS e sua expansão com o socialismo. POr isso buscou recuperar a alemanha e outros paises para que impedisse a entrada do socialismo nesses territorios. Desta forma os EUA se tornou a principal potencia capitalista apos a segunda guerra e assim principal potencia mundial. A existencia destes dois blocos levou a Guerra Fria, onde seu conceito é porque nunca houve formalmente batalhas diretas e sim disputas por areas de influencia.  Foi uma guerra ideologica, com ausencia  de uma guerra belica. Nos EUA existia um discurso anti comunista. O macarthismo foi um exemplo e foi devido ao senador McCarthy que promoveu interrogatorios a artistas e intelectuais que deveriam confessar que eram comunistas, e assim os EUA seria um civilizador do mundo.

ECONOMIA
Com o fim da segunda guerra houve uma crescente economia até 1972, periodo este conhecido como epoca de ouro, sendo o de maior prosperidade, aumentando seu pib em 250%.  A partir de 1950 ocorre a implementação de multinacionais na america latina, na africa e na asia. Foi uma economia em que as pessoas tinham emprego, melhores salarios, aumento do poder aquisitivo, com politicas publicas e sociais e maior concentração de renda.

SOCIEDADE
A decada de 50 foi marcada por um conservadorismo politico e social, onde o ideal é a contrução de uma familia patriarcal, consumista e religiosa. A midia pregava essas ideias.  As leis de segregação estavam em vigor no sul e no norte existia um racismo cultural.

MOVIMENTOS SOCIAIS
Em 1945 termina a segunda guerra, mas dentro dos EUA, a terra da liberdade, era cheio de preconceito.  A partir da decada de 50 crescem os movimentos sociais. O movimento em prol dos negros é intenso. É o periodo de Martin luther king e Malcon X. O primeiro era um pacifista e o segundo acreditava que os negros deveriam andar armados para sua propria defesa. Era o black power. Na decada de 70 foram abolidas as ultimas leis de segregação. Os negros ampliaram seus direitos, mas por outro lado continuam na pobreza e são discriminados. O movimento feminista teve apogeu na decada de 70 em busca de igualdade de condições, como salarios equiparados aos homens.  A liderança é de Beth Frida com a NOW em busca de direitos iguais.  Ocorreram também movimentos estudantis contra o conservadorismo pela ampliação ao acesso da educação e movimentos pacifistas contra a guerra do vietnã.  Houve também movimentos contra cultura e o mais de destaque foi o movimento hippie que contestava a sociedade e seus padrões conservadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário