CONTEMPORANEA AULA 25/10
SEGUNDA FASE DA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL - 1840 A 1895
- ocorre o apice de um novo modelo de produção, onde a era do algodão está sendo substituida pelo ferro, aço e carvão. São as industrias pesadas ou de base.
- Essas industrias são voltadas para empresarios interessados em ampliar a produtividade de seus estabelecimentos, produzindo maquinas e aparelhos necessarios para aperfeiçoar tecnologias.
- é um novo momento do capitalismo, onde a revolução industrial deixa de ser restritamente inglesa e passa a ser difundida em outros lugares como França, Belgica, estados unidos e Japão.
- o simbolo maior desta nova etapa é a ferrovia que leva as pessoas aos seus trabalhos e também leva mercadorias de forma mais rapida e eficaz.
- o maior dilema desta fase é um grande numero de industrias que surgem, produzindo muita riqueza. Então de tempos em tempos essa quantidade de riquezas faz com que ocorram crises de superprodução o que leva ao desemprego e a pobreza. Isto ocorre porque a população se mostra insuficiente para consumir os bens produzidos e assim leva a crise. A logica do capitalismo selvagem, do trabalho com um baixissimo salario nao pode se aplicar mais e por isso se ve melhorias no trabalho e de salario para esses trabalhadores também se tornarem consumidores.
- se vê a criação de sindicatos e de associações de ajuda aos trabalhadores. Esses trabalhadores conquistam o direito de voto e isto leva a mudança nas leis e com isso ocorrem as leis trabalhistas e a legislação previdenciaria.
- em suma a saida para a crise da superprodução foi tornar os trabalhadores consumidores e ampliar mercados através do imperialismo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário