domingo, 11 de novembro de 2012

AMERICA 3 - 30/10 e 6/11

AMERICA 3 - 30/10 e 6/11

REVOLUÇÃO CUBANA

- a revolução cubana ocorreu na guerra fria, onde houve uma aproximação à URSS, mas antes o programa de Fidel Castro era nacionalista longe de ser comunista.

ANTECEDENTES
- Os EUA ajudou Cuba na sua independencia contra a Espanha em nome da doutrina monroe que queria livrar a america de dominios europeus. Até 1903 os EUA ocuparam militarmente o local e sua saida foi devido a uma base militar feita em Guantanamo e da consolidação da emenda Platt que sugeria que na constituição cubana tivesse um adendo onde os EUA pudessem intervir em Cuba para garantir a sua independencia.  Isso era uma afronta a soberania cubana e isto foi feito devido a interesses economicos em Cuba.
- Para tanto os EUA financiaram ferrovias, transportes, o açucar, o tabaco, tornando cuba quase uma colonia norte americana.  Isto gerou protestos de populares que também eram contra ao regime oligarquico em cuba, por ser autoritario e ditatorial.
- Em alguns periodos tiveram eleições, mas estas foram fraudulentas. Neste momento os EUA começam a ser vistos com simpatia por lutarem contra o fascismo na segunda guerra. Mas o numero de partidos de oposição em cuba crescia muito e estes partidos eram anti americanos por ter um teor nacionalista nesta oposição.
- o partido socialista popular - psp - se firma neste momento e tem Fidel Castro como um filiado. Fidel se lança como deputado mas um golpe de estado pois fim nisso e Fugencio Batista toma o poder. Foi uma ditadura com a proibição de partidos politicos e censura a imprensa.  Os EUA apoiaram este golpe para assegurar suas propriedades em cuba.
- Fidel então criou um grupo armado para chegar ao poder que decidiram para tanto assaltar o quartel de MONcada e com isto foram presos. Tiveram um julgamento que foi noticiado mundialmente e neste momento Fidel dispensando advogado fez sua defesa e em um discurso falou sobre Cuba e seu governo ditador e fraudulento, onde falou sua celebre frase "pode me condenar que a historia me absolverá". Os envolvidos no assalto foram condenados a prisão perpetua, mas mais tarde receberam a anistia e foram para o Mexico.
- Fidel planeja um retorno clandestino à cuba, junto com che guevara que conhecera no mexico. O movimento foi chamado de movimento à 26/07, devido ao dia do assalto, que foi 26/07/1953. Com doações recebidas por simpatizantes desta luta armada, fidel conseguiu armas e suprimentos para o retorno. O desembarque em cuba foi desastroso, com muitas mortes, já que Cuba soube do movimento..
- Mas fidel e alguns poucos sobreviveram a este ataque e se refugiaram com os camponeses que eram contra ao governo devido as pessimas condições de trabalho. Desta forma aderiram a guerrilha, e assim os ataques começaram pelo interior, entregando terras aos camponeses. O apoio popular ao movimento foi imediato e assim o movimento foi crescendo, também nos centros urbanos com o apoio das classes medias. O exercito tb começou a fazer parte da guerrilha já que sua maioria era pobre e também queria melhores condições de vida. Em suma, Batista se viu em uma situação critica o que levou a sua fuga em 1958 para Miami.A vitoria da revolução cubana se deu a partir deste momento com a formação de um governo provisorio de Urrutia- do partido moderado- tendo fidel como primeiro ministro. Urrutia renuncia ao cargo e fica no seu lugar Dorticos Torrado filiado ao PSP e desta forma o partido moderado deixa o poder.
- a reforma agraria ocorre e os EUA critica este fato já que a reforma ocorreu sem indenização aos proprietários e muitos deles eram americanos. Os EUA começaram a denunciar a situação como expropriação da terra e de achar que Cuba tinha envolvimento com a URSS. Desta forma os EUA fez medidas restritivas à cuba, como restringir o fornecimento de petroleo. Cuba aceita a oferta da URSS pelo petroleo da mesma. EUA em resposta a isso se recusa a refinar este petroleo sovietico. Cuba então refina este petroleo sem dar indenização as empresas norte americanas. EUA então cortou a compra de 95% do açucar cubano. URSS e paises socialistas compram este açucar de cuba. EUA rompeu com as relações diplomaticas com Cuba, bombardearam quarteis e aeroportos cubanos. Então Fidel fez um discurso contra os EUA e seu imperialismo e pela primeira vez disse que a revolução cubana era de cunho socialista. EUA pressionou a OEA para expulsar cuba deste eixo o que foi feito, sendo o unico pais contra a isto o Mexico.. EUa então decretou o bloqueio à cuba onde qualquer empresa ficaria impedida de ter relações com cuba.
- em 1962 havia o perigo de misseis serem lançados devido a guerra fria. URSS instalou em cuba misseis que poderiam atingir os EUA. Então os EUA exigiram que URSS retirassem estes misseis por isso ser interpretado como declaração de guerra. URSS retirou os misseis e em troca exigiu que os EUA retirassem misseis da Turquia que poderia destruir a URSS, o que foi feito, mas não foi tornado publico esta ultima situação.
- Cuba não gostou da decisão da URSS, mas mesmo assim se torna dependente da URSS já que paises do bloco sovietico ajudam cuba.  Na decada de 70 a URSS e cuba auxiliam outros movimentos esquerdistas e em resposta a isso os EUA financiam paises contra a URSS e o bloco socialista, como foi no Talibã (Bin Laden).
- em Cuba começam os distritos eleitorais, onde ocorrem votos populares e assim Fidel se torna presidente.

CONCLUSÃO
- A revolução cubana teve como conquista o fim dos governos oligarquicos, a reforma agraria, nacionalização das empresas, o investimento ao comercio interno e ao sistema de habitação e de saúde.  No aspecto negativo não conseguiu romper com dependencia do açucar devido a interesses da URSS.

DITADURAS MILITARES DECADA DE 60 E 70
- é um mundo de golpes de estado deito por militares na realidade latino americana. Essas ditaduras são feitas em paises industrializados, onde a burguesia é a classe dominante e a população urbana superava a rural. Empresarios e banqueiros deram apoio a estas ditaduras a partir da crise do populismo.
- na decada de 50 se vê uma instabilidade social e politica devido a uma crise na hegemonia da burguesia.  A europa estava se recuperando da segunda guerra e desta forma existe um investimento nas industrias e nas multinacionais. mas isto entra em choque com alguns governos nacionalistas.  Desta forma a burguesia não apoia mais o projeto nacional desenvolvimentista e os movimentos populares se desvinculam das lideranças populistas. Se vê nos movimentos populares um radicalismo e nos conservadores um terror que o comunismo tomasse conta devido ao crescimento destes movimentos populares. Desta forma se vê uma aliança da burguesia +FFAA+classes medias+oligarquias em prol destes golpes que queriam evitar o comunismo.

CONTINUA NA PROXIMA AULA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário