domingo, 11 de novembro de 2012

AMERICA 3 - 10/10 e 23/10

AMERICA 3 - 10/10 e 23/10

AMERICA LATINA EM MEADOS DO SECULO XX - ANOS 30, 40, 50

CONTEXTO MUNDIAL:
-é um periodo de recuperação da crise de 20 e da segunda guerra mundial, já que a crise gerou a forte diminuição do comercio mundial. Houve com isso o fortalecimento do nacionalismo e do comercio interno como chave para a superação de toda crise. Mas em contrapartida a partir do nacionalismo surgiram regimes mais radicais no mundo, como o fascismo.

AMERICA LATINA
- o modelo de exportação de produtos primários entrou em crise assim como os regimes oligarquicos. Os setores da burguesia começaram a ter força, assim como a classe media e começam a reivindicar propostas que priorizavam o mercado interno. Sindicatos e movimentos operarios começaram a crescer assim como partidos politicos de oposição aos movimentos oligarquicos.
- todas essas questoes foram devido ao cenario mundial que foi descrito no item CONTEXTO MUNDIAL.
- a valorização da produção interna foi necessaria voltada para a industria de bens de consumo para as  classes medias e elite. Mesmo assim ocorre uma dependencia de financiamentos externos e da industria basica, como a metalurgia.
- pelo continente americano não ter sido cenário para a segunda guerra possibilitou o crescimento da industria, o que também teve para contribuir com isso a vitoria da revolução mexicana que também colaborou para o crescimento do mercado interno.

TRANSFORMAÇÕES SOCIAIS
- houve o fortalecimento da burguesia pois é a classe que é proprietaria das fabricas e industrias.
- houve também o processo de urbanização que está ligado diretamente ao exodo rural, ao ponto da população urbana se tornar mais numerosa que a rural.
- houve o surgimento de greves, manifestações, sindicatos,  visando uma legislação trabalhista.

TRANSFORMAÇÕES POLITICAS
- crise dos regimes oligarquicos abrindo espaço para outros segmentos sociais no poder politico.
- se vê alianças oligarquias+ burguesia+classe media+operarios. É uma ampliação da composição de poder. Na argentina essas alianças foram feitas de formas conflituosas, já que a oligarquia foi excluida em prol dos operarios e burguesia.
-para explicar a nova realidade politica se criou um conceito de populismo, onde as lideranças são carismaticas. Alguns estudiosos afirmam que estas lideranças manipularam os operarios atraves de um discurso em defesa do povo e outros estudiosos apontam que estas leis foram de governos ligados à defesa do social.
- o populismo priorizava o desenvolvimento da industria e do mercado interno em nome do nacionalismo, uma politica nacional - desenvolvimentista.
- o populismo nacionalizou o petroleo, as ferrovias, o mercado estatal.
- não existe uma definição unica para o populismo. Capelato afirma que o conceito é impreciso, já que muitos historiadores enfocam e afirmam coisas diferentes sobre o tema, já que em cada lugar o populismo teve uma caracteristica. Muitos afirmam que o povo e operarios tinham uma dependencia grande sobre as lideranças populistas. Já a partir dos anos 80 se afirma que estes movimentos já existiam antes do populismo e o governo só estava atendendo a reivindicações antigas.
- os governos populistas são capitalistas, mas um capitalismo de desenvolvimento nacional.

GOVERNOS POPULISTAS (SEMINARIOS)

PERON - SEMINARIO BETH, REJANE, VITOR E NILSON
- até a decada de 30 a argentina tinha uma economia voltada para a exportação e com a crise de 29 ocorre um golpe militar. O povo pressiona contra este governo até ocorrer eleições, mas estas são fraudulentas, continuando as oligarquias no poder. Devido a segunda guerra ocorre o desenvolvimento industrial, mas ocorre uma crise agraria. Ocorre outro golpe militar onde Peron se destaca e se aproxima da massa trabalhadora com um discurso de união.
- em 1946 Peron assume a presidencia da argentina e tem o discurso de controlar as tensoes sociais e com o projeto nacional desenvolvimentista.

CARDENAS - SEMINARIO ERICA, ALESSANDRA, JULIANA, VANESSA E STEFANNI
- Cardenas governou o mexico de 1934 a 1940. Seu governo representou a consolidação dos ideais da revolução mexicana em relação a legislação trabalhista e a reforma agraria. Favoreceu a industrialização e o desenvolvimento economico nacional. Se voltou para um estado regulador da produção e da distribuição de riquezas.
- se focou na reforma agraria, onde tomou terras particulares para se tornar terras comuns, em propriedades de uso coletivo, onde os donos são o Estado e o banco nacional. Houve também a reforma no petroleo com a nacionalização do mesmo se utilizando do artigo 17 da constituição revolucionaria de 1917, que se tornou simbolo da soberania mexicana e de patriotismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário