sábado, 24 de novembro de 2012

CONTEMPORANEA 1 - AULA 18/10

CONTEMPORANEA - AULA 18/10

POBREZA URBANA

- Andrews relata os bairros londrinos, onde existia um contraste social e geografica oriunda da desigualdade de riquezas.
- verifica-se uma falta de planejamento urbano devido ao crescimento acelerado da população. As consequencias são a falta de higiene e conforto. Já nos bairros ricos as avenidas são amplas e bem planejadas. Nos pobres 3 a 4 familias dispunham de um mesmo local para morar, em cortiços. Já os ricos moravam em mansões.
- Os autores destes relatos fazem parte deste passado e portanto pode ter um preconceito inserido neste relato, um exemplo é falar que os pobres são sujos quando na verdade não existia rede de esgoto no local onde moram.
- londres no final do seculo XIX sofreu reformas urbanas para deslocar a pobreza urbana para as periferias. Mas existia falha nos transportes para levar os mais pobres aos trabalhos no centro, se tornando a periferia uma crise habitacional.  Esses bairros pobres eram como colonias, como se fossem pedaços separados das cidades. Esses bairros eram vistos como perigosos pois eram focos de epidemias e lar de classes perigosos como prostitutas e ladroes.
- aconteciam muitas revoltas populares devido a eventos como o aumento do preço do pão, ou por desemprego. Isto causava medo nos ricos que dividiam os pobres em dois tipos: da classe trabalhadora, que era uma pobreza que era integrada à sociedade e dos pobres residuo social, ou seja, não possuiam trabalho oficial, ficavam a margem da sociedade. Então combater a pobreza é uma reforma moral e por isso a politica tentava disciplinar essa pobreza urbana.
- O objetivo é que londres se tornasse como Manchester que não tinha vicios, se tornando um modelo de cidade. Desta forma a saida para esta pobreza residual era a disciplina do relogio e do trabalho ligado a religião protestante. Essas pessoas iam para a work house, um lugar de caridade, mas tambem de muito trabalho e de prisão, onde a ideia era de acostumar esses pobres ao trabalho e assim moraliza-los.

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