quarta-feira, 11 de abril de 2012

AMERICA II - AULA 02/04 E 03/04

AULA 02/04

CONSIDERAÇÕES GERAIS SOBRE ESTADO E NAÇÃO

Estado na definição politica é uma dominação juridica de um territorio + instituição politica.

Mas, o estado está contido dentro de nação ou é ao contrário?
Nação somos todos nós. No antigo regime quem fazia parte do estado seria a aristocracia, um privilegio de nascimento. Hoje quem faz parte da elite administrativa é qualquer um que esteja filiado num partido, tendo um aspecto mais democratico. Em suma, nós nos vemos parte do estado,mas fazemos parte da nação. Oficialmente o que existe é o estado-nação, definição do pos independencia na america, pois pressupoe que estado e nação é a mesma coisa, o que na verdade é um disfarce para as pessoas ficassem neste imaginário onde você se sinta incluido no sistema. No Brasil, o futebol foi um projeto politico ajudado pela midia que foi voltado para ter este sentimento que todos nós somos uma nação e que estamos inseridos. É uma ideia que vc faz parte do territorio, onde o nacionalismo é  forjado e a historia é escrita para legitimar o estado nacional. O estado não sobrevive sem a nação e vise versa, porque a nação necessita de organização. Por isso é necessario que exista nação e estado ao mesmo tempo, onde o sistema existe para alimentar o proprio sistema.

No seculo XIX na america latina, inventaram uma coisa chamada cidadania em exercicio. A elite criolla assume a adm do estado e dita regras de acesso para fazer parte do estado, onde o perfil etnico, economico, social e cultural é o que dita a cidadania em exercicio. Desta forma afastam os indigenas da participação politica como candidatos a cargos eletivos, o que também ocorre com as mulheres. O indigena é considerado um ser não civilizado, que não se desenvolveu e este preconceito ocorre até hoje, principalmente na Bolivia. De certa forma, ter acesso ao estado é um privilegio de nascimento. Mesmo os criollos tendo se mobilizado a favor da independencia, qd ficaram representantes do estado pelo privilegio de nascimento, se tornaram conservadores, afinal, ninguem quer perder o poder que conquistou.

 No Brasil houve o cidadão ativo, feito no pos independencia com o objetivo de trazer uma identidade do que é ser brasileiro, e assim se forja um nacionalidade o que impede golpes e revoltas contra o governo, além do sentimento de querer defender a nação em caso de guerra. Para ser um cidadão ativo era considerado um perfil etnico, economico, social e cultural, excluindo desta forma os negros - principalmente o negro liberto para este não ter um papel no estado de comandante da nação - e tb as mulheres.

AULA 3/04

CAUDILHISMO

Caudilhismo é um movimento carismatico de cunho militar, que acontece qd um vacuo de poder ocorre, ocasionando uma falta do poder centralizado e instabilidade e com isso golpes de poder.
A origem deste fenomeno é desconhecida, mas é certo que na argentina teve grande concentração de caudilhos, ao contrario da Bolivia que não ocorreu tal situação.

Como dito antes onde tem caudilhismo não existe uma estabilidade politica, o pais é fragmentado, ou seja, é a respresentação da  não unificação dos estados nação. O caudilho não quer a unificação nacional porque quer o poder na sua região. Para aumentar seu poder ele mata o caudilho da região proxima e assim toma esse poder.

Esses governos eram locais e não entravam em acordo para uma unificação porque justamente todos queriam o poder central.  Além do governo central, queriam regionalizar a nação em busca de territorios de influencia.

O campo então, está com a ideia de barbarie porque tem a ideia de atraso, já que o caudilhismo se fixa por lá e eram a favor da não unificação. Já a cidade  representava a vontade de unificação nacional. O debate que está por tras disto são 2 projetos politicos: FEDERALISMO x UNITARISMO, ou seja, elites regionais contra o governo central. O caudilhismo quer o federalismo para continuar mandando na sua região. O unitarismo é fruto de uma ideia unificadora proposta pelas cidades.

A politica é disputada de maneira agressiva e com o tempo a unificação foi acontecendo.

ATÉ AQUI VAI A MATÉRIA DA PROVA QUE VAI SER NO DIA 24/04

Nenhum comentário:

Postar um comentário