segunda-feira, 3 de junho de 2013

BRASIL IV - AULA 31/05

6 – REGIME LIBERAL POPULISTA – 1945/1964
AULA 31/05
Governo dutra levou a um desequilíbrio da nova ordem e por isso o povo clama pela volta de vargas. E vargas retorna com o apoio da massas e da elite.
Vargas volta pelo PSD.
No brasil o desenvolvimento industrial tinha que ocorrer. Então vargas associa o capital estrangeiro ao nacional que vai gerar empresas estatais.
Neste segundo mandato vargas é populista porque o seu discurso e´ voltado agora para todos os setores do trabalho. Vargas tenta conciliar o inconciliável falando para a elite urbana e agraria. Na cabeça desta elite isto não procede e isto vai gerar pressões contra o governo vargas.
Vargas baseou seu governo na tecnologia estrangeira voltada para setores de exploração mineral e industrias de base, para atender o consumo dos tecnocratas e da elite.  Amplia a rede de infra estrutura pela indústria ferroviária e pelos bondes. Neste momento a light cresce no rio de janeiro.
Desta forma se tem a retomada da industrialização e responde as necessidades do campo, gera emprego. É criado a petrobras, BNDES, IBC, seguro agrário e assim atende a todos setores do trabalho. Mais uma prova que agora vargas é populista.
Tenta valorizar a moeda através da reestruturação do banco do brasil .
Lacerda que é da UDN faz acusações que vargas é esquerdista e que existe corrupção no seu governo.  Para piorar o governo vargas se ve o aumento da divida externa e após as greves joão Goulart aumenta 100 o salario mínimo o que desequilibrou a economia.
Para piorar ocorreu o crime da rua toneleira onde lacerda sofre um atentado, que até agora não sabemos se foi algo criado pelo próprio lacerda contra vargas. Existe neste momento a pressão da imprensa e de associações de classe contra vargas. 19 dias depois do atentado vargas comete suicídio que causou muitas manifestações nas ruas.
Café filho, seu vice, assume. Ocorrem novas eleições e quem ganha é JK e seu vice joão Goulart.


Nenhum comentário:

Postar um comentário