3 – O ESTADO E ECONOMIA NO BRASIL
AULA 3/05/2013
A revolução culmina no estado novo
varguista.
Em 30 temos o partido democrático. A
partir de 34 não tem mais partido porque se fecha a constituição. E em 37 se
tem uma nova constituição.
Vargas
não definiu sua força pois era ora democrático, ora fascista, ora nazista, pois
atendia a cada hora um segmento. A identidade nacional se torna o trabalhador
urbano.
O
objetivo de vargas é o processo de industrialização e por isso o foco no
trabalhador urbano. Conversa com o proletariado e com a burguesia. Este processo
de industrialização se deve com relações diplomáticas com a Alemanha, eua e Inglaterra.
O capital começa a ser investido na indústria de base.
Vargas
cria o senai e senac para responder a necessidade do proletariado urbano e isto
ajuda o brasil a alavancar no processo de crescimento industrial.
Existe
também a politica de valorização do café com o objetivo de valorizar outros
produtos agrícolas. Mas, para dominar o mercado internacional o brasil precisa
diversificar a pauta de exportações. Vargas pensa na burguesia nacional porque
tem capital para investimento no pais e o crescimento nacional. Para tanto é feito
a legislação trabalhista, previdenciária para o brasil começar a crescer.
Começa
a contribuição sindical e desta forma os sindicatos ficam nas mãos do próprio estado
destinado aos cofres públicos. Em 38 os sindicatos são embargados e fecham. É quando
o partido comunista volta a favor da reivindicação do grupo da oposição.
Se
cria uma justiça trabalhista para conquistar o trabalhador e a burguesia
nacional. Com a ida do brasil a guerra, existe a volta destes soldados que vem
com a ideia de que vargas é prejudicial ao brasil, ideias estas norte
americanas. Começa então a politica de boa vizinhança baseada no ze carioca e
carmem Miranda.
o
controle ideológico passa pelo controle econômico, pela estabilização do café,
pela construção da indústria de bens de
produção e a construção da macro economia que está ligada ao ministério do
trabalho, indústria e comercio. Existe também investimentos à malha ferroviária,
que é parada pelo investimento da indústria automobilistica que domina a
economia brasileira.
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