segunda-feira, 3 de junho de 2013

BRASIL IV AULA 10/05

4 – ESTADO POPULISTA
AULA 10/05/2013
            Os anos 30 é o auge da mecanização devido ao período entre guerras. Existe uma ascensão ao marxismo devido a luta entre o capitalismo e o comunismo, que na verdade é um socialismo ortodoxo porque para existir o comunismo o capitalismo deveria desaparecer.
            O assistencialismo  é o modelo de estado varguista. Ele respondia as necessidades da população. Por isso ele é conhecido como o pai dos pobres.
            A tese do trabalhismo é devido aos sindicatos patronais e de uma justiça voltada para o trabalhador.  Ser cidadão é ter carteira de trabalho. Na escola existe a formação para o trabalho, onde para participar destas escolas era necessário comprovar pobreza junto a policia. As escolas ficavam próximas as igrejas.
Vargas traz o modelo de assistencialismo da primeira republica e remodela. Na primeira republica era por meio do empresariado e em vargas é através do estado.
O estado traz estes sindicatos patronais para dentro do estado e desta forma desmobiliza a classe operaria. Os grupos de resistência são enviadas para fazendas de acolhimento.
Vargas cria a cidadania do trabalho. Esta relação de vargas com os trabalhadores se chama trabalhismo, onde existe uma idolatria dos trabalhadores por vargas. Seu discurso era feito pelo radio na conversa com o presidente que leva a institucionalização de um estado popular, mas isto não significa participação politica.
Vargas fecha partidos políticos. Os partidos de resistência são perseguidos.
Vargas também cria discursos voltados para a juventude e para os trabalhadores onde a igreja se envolve nisso. Também escreve para a elite através de uma revista cultura politica que tem em suma as atividades culturais do DIP. Existe também as cartilhas para as crianças que fala da vida do presidente.
Com o fim da guerra a volta dos pracinhas traz questionamentos. Em 43 há o manifesto dos mineiros contra o estado varguista. Em 45 tem o congresso de escritores onde monteiro lobato fica contra vargas. Vargas repensa seu papel e faz a anistia politica. Neste momento prestes recebe uma ordem do partido comunista para apoiar vargas. Vargas então autoriza a abertura dos partidos e tb do partido comunista, e se torna patrono do PTB. Surge o UDN partido de oposição a Vargas, Dutra, JK e Janio Quadros.
Vargas é questionado se fica até as eleições. Mas os militares e forças de oposição faz vargas renunciar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário