quarta-feira, 24 de julho de 2013

ATÉ 2013.2

Mesmo com dificuldade a matéria está completa do período, tanto para estudos mais urgentes quanto para futuros.

Até 2013.2!!

Abraços a todos!!!!

CONTEMPORANEA II - Matéria completa do período

Abaixo seguem links que explica todo o contexto da segunda guerra, do pós segunda guerra, guerra fria, descolonização e estado de bem estar social.

É a matéria completa de Contemporânea 2:

1 - Segunda guerra: http://www.suapesquisa.com/segundaguerra/

3 -  Guerra fria, descolonização: http://pt.scribd.com/doc/32496121/RESUMO-E-QUESTOES-GUERRA-FRIA-DESCOLONIZACAO-AFRO-ASIATICA-REVOLUCAO-CHINESA-Prof-Marco-Aurelio-Gondim-www-gondim-tk

3 - Estado de bem estar social: http://educacao.uol.com.br/disciplinas/sociologia/estado-do-bem-estar-social-historia-e-crise-do-welfare-state.htm

4 - Guerra fria - http://www.slideshare.net/baiajb/guerra-fria-3287226

Fim da matéria

BRASIL IV - historia do Brasil Pós Vargas

Links com o conteúdo da história do Brasil, pós governo Vargas.
Abraços, Alessandra


Fim da matéria.

Comunicado

Colegas,

Infelizmente neste semestre não pude postar com afinco no blog as materias de contemporânea II e Brasil IV. O motivo: a conclusão do meu TCC.

Desculpe por qualquer coisa, mas tive que priorizar meu trabalho de conclusão de curso.

Estou colocando agora links que podem ajudar com o conteúdo de ambas matérias para ninguém ficar sem a matéria completa.

Obrigada pela compreensão de todos.
Abraços,

Alessandra

segunda-feira, 3 de junho de 2013

BRASIL IV - AULA 31/05

6 – REGIME LIBERAL POPULISTA – 1945/1964
AULA 31/05
Governo dutra levou a um desequilíbrio da nova ordem e por isso o povo clama pela volta de vargas. E vargas retorna com o apoio da massas e da elite.
Vargas volta pelo PSD.
No brasil o desenvolvimento industrial tinha que ocorrer. Então vargas associa o capital estrangeiro ao nacional que vai gerar empresas estatais.
Neste segundo mandato vargas é populista porque o seu discurso e´ voltado agora para todos os setores do trabalho. Vargas tenta conciliar o inconciliável falando para a elite urbana e agraria. Na cabeça desta elite isto não procede e isto vai gerar pressões contra o governo vargas.
Vargas baseou seu governo na tecnologia estrangeira voltada para setores de exploração mineral e industrias de base, para atender o consumo dos tecnocratas e da elite.  Amplia a rede de infra estrutura pela indústria ferroviária e pelos bondes. Neste momento a light cresce no rio de janeiro.
Desta forma se tem a retomada da industrialização e responde as necessidades do campo, gera emprego. É criado a petrobras, BNDES, IBC, seguro agrário e assim atende a todos setores do trabalho. Mais uma prova que agora vargas é populista.
Tenta valorizar a moeda através da reestruturação do banco do brasil .
Lacerda que é da UDN faz acusações que vargas é esquerdista e que existe corrupção no seu governo.  Para piorar o governo vargas se ve o aumento da divida externa e após as greves joão Goulart aumenta 100 o salario mínimo o que desequilibrou a economia.
Para piorar ocorreu o crime da rua toneleira onde lacerda sofre um atentado, que até agora não sabemos se foi algo criado pelo próprio lacerda contra vargas. Existe neste momento a pressão da imprensa e de associações de classe contra vargas. 19 dias depois do atentado vargas comete suicídio que causou muitas manifestações nas ruas.
Café filho, seu vice, assume. Ocorrem novas eleições e quem ganha é JK e seu vice joão Goulart.


BRASIL IV - AULA 24/05

5 -  GOVERNO DUTRA
AULA 24/05/2013

Os setores que conversam com o populismo é o povo. São as classes trabalhadoras e marginalizadas. Existe o discurso teleológico para conduzir esta massa. Aos poucos esta massa vai perceber que está sendo manipulada.  Desta forma o populismo tem uma conotação negativa.
O populista acha que a massa é fácil de controlar. Mas a massa pena e pode se revoltar e é isso que acontece em 45 com vargas e no governo dutra – este por ter tirado direito dos trabalhadores.
O discurso populista é associado a todos níveis e setores dos trabalhadores. Por isso vargas foi trabalhista no seu primeiro mandato pois ele conversava com os trabalhadores urbanos, não abrangendo todos os setores de trabalhadores, pois não fala com os trabalhadores do campo.
Outro ponto é que o discurso populista fala da unidade nacional e esta é difícil de se conseguir devido o território brasileiro ser grande. O discurso populista faz um discurso para todas as massas com promessas, mas não consegue cumprir tudo o que promete.
Então o conceito de um líder populista é ser carismático, discurso articulado, pacto com todos os setores de trabalhadores e fala de unidade nacional.
Existem dois modelos de populismo. O de direita que conversa com a classe operaria e burguesia. E o de esquerda que fala com a massa.
Vargas impõe uma ditadura democrática. Ditadura porque abole o vice presidente e o executivo e o judiciario. Democrático porque conversa com o povo. Estas decisões estão descritas na constituição de 37.
De 45 a 54 muda-se a moeda de reis para o cruzeiro devido a crise de 45. A mudança econômica seria para todos, um período de redemocratização. As oligarquias cafeeira e mineradora ainda tinham poderes.
Após a ditadura varguista o povo pediu uma nova constituição, no governo dutra, de 46. O regime democrático volta num primeiro momento, os sindicatos exercem os seus poderes. Mas no ano seguinte dutra fecha tudo  e vivem  na ilegalidade, assim como os partidos políticos.
A redemocratização ocorreu porque houveram eleições em 45. Com o slogan ele disse se referindo a vargas, dutra ganha para ser presidente pelo PSD e apoiado pelo PTB. Seu governo reunia a burguesia industrial, comercial e urbana, também fazendeiros e comerciantes  do interior.
Em 46 ocorre a promulgação da quarta constituição que prevê a manutenção do regime republicano, federativo, presidencial, representativo e a volta do congresso. Dutra abre as portas do pais para o capital estrangeiro, reduz a intervenção do estado na economia e implementa o plano SALTE. Cria a escola superior de guerra, faz aliança com os eua e corta relações com a URSS.
Problemas do dutra – baixou os salários, as greves começam. A divida cresceu e começou a pagar com os lucros da segunda guerra. Cassa os partidos comunistas. Abre a porta da economia para produtos americanos mais baratos e com isto o cruzeiro é desvalorizado, o que aumenta a nossa divida externa.
O povo começa a querer a volta de vargas. E ocorrem eleições em 1950 e vargas ganha.


BRASIL IV AULA 10/05

4 – ESTADO POPULISTA
AULA 10/05/2013
            Os anos 30 é o auge da mecanização devido ao período entre guerras. Existe uma ascensão ao marxismo devido a luta entre o capitalismo e o comunismo, que na verdade é um socialismo ortodoxo porque para existir o comunismo o capitalismo deveria desaparecer.
            O assistencialismo  é o modelo de estado varguista. Ele respondia as necessidades da população. Por isso ele é conhecido como o pai dos pobres.
            A tese do trabalhismo é devido aos sindicatos patronais e de uma justiça voltada para o trabalhador.  Ser cidadão é ter carteira de trabalho. Na escola existe a formação para o trabalho, onde para participar destas escolas era necessário comprovar pobreza junto a policia. As escolas ficavam próximas as igrejas.
Vargas traz o modelo de assistencialismo da primeira republica e remodela. Na primeira republica era por meio do empresariado e em vargas é através do estado.
O estado traz estes sindicatos patronais para dentro do estado e desta forma desmobiliza a classe operaria. Os grupos de resistência são enviadas para fazendas de acolhimento.
Vargas cria a cidadania do trabalho. Esta relação de vargas com os trabalhadores se chama trabalhismo, onde existe uma idolatria dos trabalhadores por vargas. Seu discurso era feito pelo radio na conversa com o presidente que leva a institucionalização de um estado popular, mas isto não significa participação politica.
Vargas fecha partidos políticos. Os partidos de resistência são perseguidos.
Vargas também cria discursos voltados para a juventude e para os trabalhadores onde a igreja se envolve nisso. Também escreve para a elite através de uma revista cultura politica que tem em suma as atividades culturais do DIP. Existe também as cartilhas para as crianças que fala da vida do presidente.
Com o fim da guerra a volta dos pracinhas traz questionamentos. Em 43 há o manifesto dos mineiros contra o estado varguista. Em 45 tem o congresso de escritores onde monteiro lobato fica contra vargas. Vargas repensa seu papel e faz a anistia politica. Neste momento prestes recebe uma ordem do partido comunista para apoiar vargas. Vargas então autoriza a abertura dos partidos e tb do partido comunista, e se torna patrono do PTB. Surge o UDN partido de oposição a Vargas, Dutra, JK e Janio Quadros.
Vargas é questionado se fica até as eleições. Mas os militares e forças de oposição faz vargas renunciar.


BRASIL 4 AULA 3/05

3 –  O ESTADO E ECONOMIA NO BRASIL
AULA 3/05/2013
A revolução culmina no estado novo varguista.
Em 30 temos o partido democrático. A partir de 34 não tem mais partido porque se fecha a constituição. E em 37 se tem uma nova constituição.
            Vargas não definiu sua força pois era ora democrático, ora fascista, ora nazista, pois atendia a cada hora um segmento. A identidade nacional se torna o trabalhador urbano.
            O objetivo de vargas é o processo de industrialização e por isso o foco no trabalhador urbano. Conversa com o proletariado e com a burguesia. Este processo de industrialização se deve com relações diplomáticas com a Alemanha, eua e Inglaterra. O capital começa a ser investido na indústria de base.
            Vargas cria o senai e senac para responder a necessidade do proletariado urbano e isto ajuda o brasil a alavancar no processo de crescimento industrial.
            Existe também a politica de valorização do café com o objetivo de valorizar outros produtos agrícolas. Mas, para dominar o mercado internacional o brasil precisa diversificar a pauta de exportações. Vargas pensa na burguesia nacional porque tem capital para investimento no pais e o crescimento nacional. Para tanto é feito a legislação trabalhista, previdenciária para o brasil começar a crescer.
            Começa a contribuição sindical e desta forma os sindicatos ficam nas mãos do próprio estado destinado aos cofres públicos. Em 38 os sindicatos são embargados e fecham. É quando o partido comunista volta a favor da reivindicação do grupo da oposição.
            Se cria uma justiça trabalhista para conquistar o trabalhador e a burguesia nacional. Com a ida do brasil a guerra, existe a volta destes soldados que vem com a ideia de que vargas é prejudicial ao brasil, ideias estas norte americanas. Começa então a politica de boa vizinhança baseada no ze carioca e carmem Miranda.
            o controle ideológico passa pelo controle econômico, pela estabilização do café, pela construção da  indústria de bens de produção e a construção da macro economia que está ligada ao ministério do trabalho, indústria e comercio. Existe também investimentos à malha ferroviária, que é parada pelo investimento da indústria automobilistica que domina a economia brasileira.
           





BRASIL 4 AULA 26/04

2 – REVOLUÇÃO DE 1930
AULA 26/04/2013
Foram disputas ideológicas e politicas que gera a brecha para o golpe de vargas.
Quando a constituição foi suspensa, Vargas já aspirava ao golpe. Vargas institui um governo autoritário e faz uma releitura do fascismo e nazismo. Assim cria o varguismo e o trabalhismo.
            Se vê a ascensão da aliança liberal grupo formado pelos tenentistas, intelectualidade, empresários, classe media, oligarquias dissidentes.
            Começa o governo provisório de 30 a 34.
            Entre 30/37 existe uma disputa por quem tem o poder no brasil. Em 37/42  vargas institui o estado novo.
Vargas quando cria a aliança liberal pensa em integralização. Em 1930 ocorreu uma revolução porque todos os setores participaram com o apoio das massas para direcionar o governo, uma necessidade da pós primeira guerra mundial.  Afinal, sem o apoio do povo a revolução não acontece. Este discurso foi devido a uma brecha da primeira republica, que não instaurou na pratica a legislação trabalhista, social e previdenciária.
            O estão varguista se consolida pela sua liderança carismática, baseado numa representação ideológica.  Vargas pensa no trabalhador urbano e não rural para que estes não tomassem o poder.
            Agora a construção da identidade é a massa e o povo. Por isso o discurso varguista é voltado para o povo. É desta forma que existe uma mudança social onde de malandro o povo passa a ser o trabalhador.
            Existem estados que não apoiaram a revolução de 30 e por isto foram enviados a estes estados interventores.  Neste momento ocorre a  revolução constitucionalista para que a assembleia constituinte fosse formada de novo junto com um novo presidente. Vargas ganha devido ao apoio da mulher, pois ser o primeiro ano que elas votam.
            Até o estado novo ocorre uma centralização politica e o fortalecimento do mesmo oq eu assegura a autonomia da população. Isto prejudica são Paulo que faz uma reação em 32. O movimento constitucionalista que quer a elaboração da constituição. São Paulo tem o apoio de empresários e da elite. Ganha a briga por que consegue que uma nova constituição seja outorgada, mas perde a batalha porque seu candidato – brigadeiro Eduardo gomes, perde para vargas.
             De 30 a 34 existe o governo provisório, onde a constituição é suspensa, onde traz para si o poder central e sinalizava que vargas poderia ser um ditador. Começa rachas entre tenentes e generais e trabalhadores e empregadores. Se faz o nacionalismo econômico nacionalizando as empresas e investe na instrução do operário. Capitaliza o brasil através de convênios com a Alemanha e os eua. Começa a legislação trabalhista e social. Dois projetos são colocados em pratica, o liberal democrático- empresários e agricultores e anti liberal – tenentes e intelectuais.
            Isto leva a uma divisão entre integralistas –plinio salgado e aliancistas – prestes. O primeiro apoiava o governo e se torna oposição chamados de camisas verdes.  Cria um código de conduta, uniforme e símbolo que querem resgatar a identidade nacional. Invade o palácio do catete e faz um atentado a vargas. Já a segunda, a aliança libertadora é voltada e montada por prestes qd voltou ao brasil. Prestes é preso por ser defensor do comunismo.

            Em 36 é idealizado o plano cohen, uma farsa que diz que o brasil pode ser dominado pelo comunismo. Setores que estavam contra vargas, como empresários e classe media, ficaram a favor dele devido a este medo do comunismo. Vargas toma o poder, se institui uma ditadura civil, centraliza administrativamente a economia, a cultura e o sistema tributário com a moeda cruzeiro. Cria o DASP e o DIP.

BRASIL 4 AULA 19/04

1 – A CRISE DOS ANOS DE 1920
AULA 19/04
Segundo Boris Fausto a revolução de 1930 é caracterizada a partir dos setores sociais e a ideia do estado de compromisso permeia também o estado junto com estes setores sociais. A classe media (e segundo Marieta o lado urbano da sociedade) não tiveram uma resposta positiva da primeira republica. Estes setores são a classe media, militares, elite intelectual, industriais e trabalhadores. A partir de 30 o estado tece compromisso com estes setores. É uma relação de domínio da sociedade pois o estado dialoga com todos os setores.
O primeiro momento da republica é quando houve a ascensão das elites econômicas cafeeira de a do leite. É uma elite rural, com base econômica rural e isto é um antagonismo com  o mundo que já estava na segunda revolução industrial.
É criada a politica de alternância do café com leite.
Em 1905 vivia uma crise devido ao banco carioca. Isto sinalizou que a estrutura devia ser mudada para valorizar os centros urbanos e com isso não ir de contra os demais países industrializados.  
O voto de cabresto influi  na conjuntura econômica  e social onde quem manda são os grandes governadores. Existem movimentos de reação como canudos, movimento da vacina, chibata, etc. em 1917 é registrada a maior greve no nosso território (até 1990) contestando o governo brasileiro. Isto é devido a falta de uma legislação trabalhista e social.
A forma de controle social encontrado foi a de fazer vilas operarias próximas as fabricas. Assim surgiram os grandes times de futebol, onde o jogo também é uma forma de controle. As fabricas tinham o controle ideológico e do trabalho, com toques ao acordar, comer, e de saída.
Estes trabalhadores se respaldam com  a ajuda de fundo mutuo, onde se recolhe uma contribuição para tanto. Em 1915 cria-se os sindicatos, que era um problema da primeira republica onde só se via deveres e não direitos. Isto gera greves e ideias socialistas e anarquistas que chegaram com a vinda dos imigrantes.
Estas ideias são utilizadas no movimento operário que passam a ter um ideal, que envolvem também os militares – tenentes. Estes tenentes eram da terceira categoria do exercito e assim eram submissos. Entre eles se destacam getulio, prestes, plinio salgado e outros. Participam de movimentos contra a republica.
Existe apoio por parte da população. Funda-se o partido comunista.
Em 1929 houve a crise e Washington luis tinha que fazer a campanha para apoiar Minas gerais. Mas apoia Julio Prestes, da bancada paulista.  E este é  o primeiro momento que  ocorre o estado de compromisso segundo Boris fausto.
A aliança liberal é pensada pelos tenentes devido ao racha das elites e responde aos trabalhadores, industriais e intelectuais.
Quando as industrias começam a se firmar no brasil se percebe que somente o café não vai ser o fator que vai levar o brasil para se ter uma grande economia mundial.  Então existe investimento na indústria têxtil em são Paulo. Mas, politicamente os industriais não tem a mesma força que os ruralistas.
Para tanto é necessários fazer reformas urbanas para receber a industrialização.
No brasil se tem uma economia ultrapassada. Com a crise de 29 existe a quebra da bolsa do rio de janeiro. É uma crise politica e econômica pois a primeira republica não responde as necessidades do estado.
Existe uma crise social ligada a burocracia devido a estas  estruturas arcaicas. Com a grande greve se percebe uma força e com isto ocorre a criação de uma legislação social e trabalhista, que não são cumpridas.    
Em 1922 ocorre a semana de arte moderna que diz que o brasil precisa de uma identidade, que agora era representado pelo matuto de monteiro lobato. Na primeira republica o representante era o índio. Mas, silvio romero pensa no embranquecimento da população devido a chegada de imigrantes.  Mas, isto só coloriu a sociedade.  Monteiro lobato cria uma estrutura deste brasil representado no sitio do pica pau amarelo que possui todos os grupos de nossa historia – homem do campo, da cidade, o negro e o coronel. ]

Na educação começa a escola nova que tem por objetivo salvar o brasil da baixa escolaridade. 

segunda-feira, 22 de abril de 2013

2013.1

E começamos o periodo 2013.1. Vou postar as materias relativos ao 6º período, licenciatura: Brasil IV e Contemporânea II.

É isso.
Aguardem as postagens.

Abraços.
Alessandra Santos