AMERICA III - AULA 21/08
EUA EM PRINCIPIOS DO SECULO XX
A era progressista chega ao fim com a entrada dos EUA na primeira guerra e quando se declaram anti comunistas.
DECADA DE 20 - NOVA ERA
O mundo estava crise. Os EUA tinha um grande crescimento economico devido a se beneficiar com a primeira guerra. Financiou os aliados europeus, a renda per capita aumentou. Inicio da sociedade de consumo. Já o crescimento agrario não mostrava os mesmos indices positivos.
Surgem as campanhas das reformas moralistas em reação a comportamentos considerados errados que surgiram devido a nova forma de sociedade que se iniciou com o consumo. Surge a lei seca o que levou ao trafico de alcool, comandado pelos gangsters. Periodo também que aumento da ku klux klan que eram contra imigrantes, mulheres feministas, sindicalistas e negros. Surge a reação de progressistas chamados de a geração perdida, pois muitos eram intelectuais alcoolatras. Muitos deles migraram para Paris.
CRISE DE 29 E DEPRESSÃO DOS ANOS 30
Redução das atividades economicas e quebra da bolsa de nova york. Fortunas acabaram, magnatas cometeram suicidio. Preços tiveram queda, operarios perderam empregos. Os republicanos foram substituidos por democratas no governo que tinha como politica a intervenção na economia (Roosevelt).
O new deal foi adotado onde começa a assistencia social, obras publicas, empregos, volta do consumo, estimulo aos sindicatos e o imposto dos ricos aumentou.
essas medidas deram certo mas não conseguiram reverter totalmente a depressão
Contribuição de Juliana Zonzin
Nenhum comentário:
Postar um comentário