sexta-feira, 17 de agosto de 2012

America III - 14/08/2012

EUA - SECULO XIX: SURGIMENTO DA POTENCIA
No inicio do seculo XIX os EUA tinha como base economica a agropecuaria. Se tornou potencia porque depois da sua independencia desenvolveu um grande consumo no seu mercado interno, impulsionando a manufatura dirigida pelos estados do norte. Já o mercado do sul era voltado para exportação do algodão.

A marcha para o oeste foi importante para o surgimento da potencia, pois a incorporação destas terras foi necessario para expandir o mercado interno e a produção de algodão.

A sociedade do norte  tinha uma população pequena, com só uma minoria que investiu em manufatura e com isso acumulou riquezas. Já a do sul, era uma sociedade/elite escravocrata e as diferenças sociais eram marcantes. O norte queria a consolidação do capitalismo e o sul queria manter a escravidão pois ressaltava a aristocracia.

A guerra civil (1861-1865) foi para libertar escravos do sul. Assim o sul quis se separar, mas o norte não aceitou tal situação pois a população do sul era necessaria para expandir o mercado interno. Com isso no final do seculo XIX houve uma acelerada industrialização, uma segunda revolução industrial.

O capitalismo começou a ter novas caracteristicas, como o imperialismo, a monopolização, investimentos em transportes, energia eletrica, em suma, em serviços de infra estrutura.

SECULO XIX VIRADA PARA O SECULO XX: EUA POTENCIA INDUSTRIAL
EUA se tornou a primeira potencia industrial do planeta apos a Inglaterra.
Vantagens:
1 - dimensão geografica possibilitando o grande aumento de mercado/consumo interno
2- fortalecimento do capital financeiro e bancario financiadores em prol da industria
3 - liberalismo, ou seja, pouca intervenção estatal na economia
4 - expansão imperialista priorizando a america latina como area de influencia
5 - processo de capitalismo singular devido a formação de monopolios de produção
6 - darwinismo social onde era explicado que era natural ser rico o mais adaptado e apto assim como era natural ser pobre.

ERA PROGRESSISTA - 1900/1914
Caracterizada por sindicatos e partidos, além de movimentos em prol das minorias, o que ocorreu até a primeira guerra mundial.  Critica a desigualdade de renda, com destaque ao movimento operario.

Nenhum comentário:

Postar um comentário